Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2012 - 08:15

Ta dominado, mano!

Em pleno mundo globalizado, onde as barreiras da distância e as fronteiras foram por água abaixo, cariocas e paulistas historicamente mantém certa rivalidade. Se por um lado os paulistas têm uma visão de que o carioca não trabalha e vive na praia, por outro os cariocas acham que paulistas vivem engravatados, estressados e com a única opção de passear no Parque do Ibirapuera. Brincadeiras a parte, ambas as cidades, talvez as principais do país, vivem o mesmo drama da violência, porém em contextos distintos.

As sucessivas mortes de civis e policiais em São Paulo, chegando quase a 70 em questão de dias, acendeu o sinal de alerta das autoridades e muito se discute se o modelo adotado no Rio pode ser seguido para a capital Paulista. Especialistas se dividem, mas o fato e que a pacificação trouxe um momento de maior tranquilidade que há décadas não se via.

Considerada bem sucedida pela maioria dos analistas de segurança publica, as UPPs são baseadas no seguinte tripé: ocupação total e permanente do território por policiais, o desarmamento dos bandidos e o uso de policiais jovens que ainda não possuem vícios e nem foram contaminados com o "vírus" da corrupção. Com isso, os números comprovam a redução da violência e dos homicídios nas regiões pacificadas.

Enfim, se foi e ainda está sendo possível avançar no Rio de Janeiro com esse modelo. E bem provável que o mesmo, talvez com alguma adaptação, como um policiamento ostensivo nas ruas, para evitar o que tem acontecido em Niterói e na Baixada Fluminense, para onde os marginais fugiram e acabou se tornando um SPA de criminosos, possa ser útil em São Paulo em busca de uma segurança pública digna para a maior cidade do país. Tem que dominar os criminosos, mano!

.Por: Marcos Espínola, Advogado criminalista

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira