Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2012 - 07:11

Joia Carioca foca em bijoux e prata no Rio-à-Porter


Peças em ouro também estarão presentes, mas com o preço do metal em alta, a aposta é que a procura será maior por peças mais acessíveis.

Pela primeira vez, o APL Joia Carioca, promovido pela Ajorio (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio) e Sebrae-RJ, participa do Rio-à-Porter no formato de show room. Outra mudança está nas peças apresentadas. Com base na experiência acumulada em sete edições, a Ajorio verificou que bijoux e joias em prata são mais adequadas aos eventos de moda do que as peças em ouro.

“Com o preço do ouro nas alturas as joias feitas nesse metal ficam destinadas a outro nicho de mercado. No Rio-à-Porter, os compradores buscam complementos para lojas de roupas. Por isso, a bijuteria tem tanta procura. Com um preço similar ao da bijoux, a joia em prata também tem boa aceitação”, explica a diretora executiva da Ajorio, Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio, Angela Andrade. Com o novo formato, a estimativa é que as vendas sejam 50% maiores que na edição de maio.

Nesta edição, Silvia Blumberg, MBEX, Olendzki, Elle Cinq, Márcia Mor, Eneida França e Vyx exibem joias e bijuterias que vão acompanhar a moda outono/inverno. As designers apostam em um atendimento customizado, no qual o representante da marca entrará em contato com o comprador depois de conhecer as coleções.

Peças maxi, extra large vão compor a coleção de inverno de Silvia Blumberg, que se destacou nos últimos anos por seu trabalho autoral, arrojado e sustentável ao transformar sobras e lixo em joia. Prata reciclada, cimento, tijolo, pirita, pedras, sumo de beterraba, espinafre, papel e até restos de tinta de caneta esferográfica servem de matéria-prima em seu atelier no Rio de Janeiro. No Rio-à-Porter, Silvia lançará uma linha especial com bagaço de cana e pó de madeira, colhido na obra de sua nova loja, em Ipanema.

A marca MBEX, da designer Meire Bonadio, também investe no maxi. Colares e brincos fazem parte da coleção Máximo, em que a textura do capim dourado coordenada com as pedras naturais confere sofisticação e glamour às peças. Os assessórios podem ser usados tanto de dia quanto à noite. Por ser um produto natural, o trabalho da designer Meire Bonadio com o capim dourado está baseado no respeito às leis e normas ambientais, gerando trabalho e renda para muitas famílias no Japalão, em Tocantins.

A designer Márcia Mór aposta na tendência cigana para o inverno 2013. Nesta coleção, que chama de “Cigana da sorte”, vão ser apresentadas pulseiras, brincos e colares decorados com moedas. Destaque especial para os maxi colares com pedras e crucifixos, um estilo barroco para um visual mais arrojado. Os maxi brincos, anéis de falange e a clássica "pulseira-anel", must-have da estação, compõem a coleção com um estilo bem contemporâneo. A grande criação da designer é a pulseira em prata com a frase “Trago seu amor em três dias”, uma brincadeira com a superstição em relação ao amor. A designer descobriu que para os ciganos cada naipe do baralho representa uma estação do ano. Ouros como primavera, paus como verão, copas como outono e espadas como inverno. Toda essa coleção poderá ser vista em anéis, brincos, pulseiras e colares.

A Vyx se inspirou nas cariocas entre 30 e 50 anos para criar peças que se relacionassem com a atmosfera de diversos bairros do Rio. A série Ipanema, por exemplo, apresenta peças em madrepérola e coral, fazendo referência à praia e braceletes em malhas de metal, remetendo ao estilo chique e despojado da moradora do bairro.

Os tons de cinza vão estar presentes nas criações de Eneida França. A designer aposta nas combinações de dourado com couro preto e quartzo fumê, ônix, rutilo e quartzo rosa que vai bem com cinza e preto. Ao todo serão expostas cerca de 50 peças.

A Elle Cinq vai apresentar seis coleções distribuídas em duas linhas de joias. Na básica, a natureza é presença marcante. Sob a forma de folhas surgem brincos e braceletes em prata com citrino ou quartzo rutilado. Em um estilo minimalista, as flores aparecem nos maxicolares em couro e prata que se desdobram em pingentes. Uma linha floral mais delicada, com cores e detalhes surge em ouro em brinco, pulseira, tornozeleira e anel de dedo mínimo. A linha luxuosa apresenta joias com pedras naturais como turmalina, água marinha e heliodoro também em ouro branco ou amarelo. Inspirada nos ovos russos – aqueles pintados à mão que são oferecidos como presente e simbolizam a prosperidade – a Elle Cinq criou sua primeira coleção, que cresce a cada ano. Já são 17 peças e três delas estarão no Rio-à-Porter em ouro com quartzo, citrino e diamante.

A união da escultura com a joalheria é a identidade da Olendzki, que levará para o Rio-à-Porter as peças que melhor representam o design da marca. Tendo a infância como fonte de inspiração, serão apresentadas joias em ouro, prata e madeira cheias de detalhe e movimento, como é o caso da linha específica para crianças com pingentes tridimensionais articulados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira