Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2012 - 07:30

Sindicato das Seguradoras do RJ/ES apresenta estudo sobre potencialidades econômicas do Rio e Espírito Santo

Trabalho semelhante foi realizado há oito anos e resultou na criação do seminário "Seguro em todo o Estado".

O Sindicato das Seguradoras do RJ/ES apresenta, em parceria com a Escola Nacional de Seguros (Funenseg), no dia 07 de novembro (quarta-feira), às 9 horas, no auditório [térreo] da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, o Estudo de Potencialidades Econômicas do Rio e do Espírito Santo. Kaizô Beltrão, professor da EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas), apresentará os estudos técnicos desenvolvidos desde o início do ano sobre as potencialidades econômicas das duas regiões. O estudo foi realizado com base nos dados mais recentes divulgados pelo Censo 2010 do IBGE.

"Serão apontados e quantificados os principais fatores indicativos da capacidade de absorção de produtos de seguros e de previdência privada pela população residente naqueles locais", resume o presidente do Sindicato, Luiz Tavares, que completa: "Esse estudo é de especial interesse de todos os executivos das seguradoras, notadamente para os que participam do planejamento das operações e vendas nos referidos estados".

Para analisar as potencialidades econômicas que podem favorecer o crescimento do setor de seguros, foi necessário fazer o levantamento de dados de uma série de fatores macroeconômicos que influenciam a demanda por tais produtos. De acordo com Kaizô, a evolução dos contribuintes para algum plano de previdência privada, por exemplo, evidencia a tendência de crescimento na proporção de contribuintes, tanto ao nível Brasil, como para o estado do Rio de Janeiro. "Destaca-se que a Região Sudeste apresenta maior participação no setor, seguida do município e do estado do Rio. A concentração de contribuintes coincide com a idade ativa, decaindo a proporção de contribuintes, contudo, antes da idade da aposentadoria pública", afirma o professor, ressaltando que tal fato pode identificar certo planejamento para recebimento de benefícios antes da inatividade total.

O evento também vai contar com palestra sobre a nova classe média e o mercado de seguros, ministrada por Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Mais sobre o estudo-O estudo das potencialidades da economia do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, assim como o desenvolvimento dos mercados de seguros, capitalização e previdência complementar dessas regiões, será entregue às companhias filiadas ao Sindicato.

Trabalho semelhante, realizado em 2004, resultou na criação do seminário "Seguro em todo o Estado", que já percorreu diversas cidades do eixo Rio-Espírito Santo.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://www.sindseg-rj.org.br/eventos/potencialidades_economicas/index.html. Mais informações pelo telefone 0800-2820-311 ou pelo e-mail [email protected]

Sobre os palestrantes: Kaizô Iwakami Beltrão é bacharel em Engenharia Mecânica pelo ITA, mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA e PhD em Estatística pela Princeton University. Foi pesquisador do IMPA entre 1982 e 1988, professor e pesquisador da ENCE/IBGE entre 1988 e 2010. Atualmente é professor da EBAPE/FGV. Tem vários trabalhos e livros publicados nas áreas de população e políticas públicas, em particular seguridade social, saúde, ensino e "tábuas de vida".

Marcelo Neri é presidente do IPEA; PhD em Economia pela Universidade de Princeton e professor dos cursos de doutorado, mestrado e graduação da EPGE da Fundação Getúlio Vargas. Avaliou políticas públicas em mais de duas dezenas de países. É autor de vários livros, entre eles Inflação e Consumo e a Nova Classe Média (indicado ao Prêmio Jabuti de 2012). Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, indicado pela Presidência da República.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira