Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2012 - 07:30

E aí, já assumiu sua culpa hoje?

Não foi culpa minha, livro lançado pela editora Saberes neste mês, discorre sobre a arte de assumir a responsabilidade

“Eu e minhas ações não existimos num espaço vazio. Tudo que faço, todas as minhas escolhas e ações afetam meu ambiente de um modo ou de outro, positiva ou negativamente. Escolhas e ações raramente são neutras, se é que o são ao menos uma vez.”

Confesso que antes de saber deste livro nem eu mesmo tinha parado para pensar tão profundamente na culpa, seja ela substantivo ou sentimento. Não é à toa que Não foi culpa minha – A arte de assumir a responsabilidade tornou-se best-seller na Suécia... Foi justamente por sacudir os leitores e fazê-los refletir sobre esses pensamentos diários que atormentam qualquer um.

A autora Ann Heberlein está convencida de que cada ser humano nasce com uma forma de responsabilidade, mas precisa ser ajudado a se desenvolver como pessoa responsável. Por isso é decisiva a censura, assim como o elogio. De acordo com a autora sueca, quem recebe elogios se sente orgulhoso e quem é censurado – por si mesmo ou por outros – sente culpa. Ambos os sentimentos dizem algo essencial a res­peito do modo como as pessoas veem a si mesmas.

Sendo assim, seria possível existir “falsa” culpa? Sim, É possível. Como esclarece a autora, a masturbação, por exemplo, é um clássico de uma ação isenta de culpa que gera esse sentimento.

“As pessoas sentem culpa por algo que não é digno de censura (deixar as crianças na creche para poder dar conta de seu trabalho, ser atraído por alguém do mesmo sexo) ou por algo que não se tem a possibilidade de influenciar (eu mesma posso conceber filhos, porém minha irmã sofre de infecundidade involuntária)”.

Envolvidos com a culpa, estão também a responsabilidade, o respeito (por si mesmo e pelos outros), valores como dignidade, liberdade, “ser ativo” e “ser passivo”, direitos, vergonha, ética, valores, princípios, egoísmo, reciprocidade, simpatia e respeito, coragem, perdão e amargura...

Nesse livro, lançado no Brasil pela Saberes Editora, a autora discorre sobre culpa e responsabilidade e suas consequências na vida pessoal e no convívio social de cada indivíduo. Para enriquecer e fundamentar suas ideias Ann se baseou na teoria de grandes estudiosos como os filósofos P. F. Strawson e Robert C. Solomon, o dinamarquês K. E. Løgstrup, especialista em ética, e o grande pai da psicanálise, Freud.

Sobre a autora: A sueca Ann Heberlein é PhD no Centro de Teologia e Estudos Religiosos na Universidade de Lund, onde defendeu suas teses sobre violação e perdão, tratando em especial sobre os conceitos de culpa, vergonha e responsabilidade moral. Em janeiro de 2007, iniciou pós-doutorado no Departamento de Filosofia da Universidade de Estocolmo.

Já escreveu um livro sobre ética sexual, Den sexuella människan (O Homem Sexual, em tradução livre), e colaborou com um capítulo do livro Systematisk teologi (Teologia Sistemática, em tradução livre), no qual fala sobre o pecado.

.[310 Páginas | Tamanho: 21x15 cm | ISBN: 978856284463 | Preço: 39,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira