Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2012 - 07:54

Como promover a sociabilidade das crianças na era tecnológica?

O desenvolvimento da tecnologia é nítido e incessantemente rápido ao ponto de alcançar até as crianças mais pequenas, bebês. É interessante analisar o passar do tempo e perceber que as brincadeiras de hoje são bem diferentes de anos atrás: a tecnologia presente no cotidiano dos pequenos está ocupando o lugar da amarelinha, do brincar de casinha e de bonecas, por exemplo.

Não devemos, porém, ser radicais e defender que as crianças não possam ter contato com aparelhos eletrônicos, afinal, elas também precisam estar antenadas. Mas a infância é a fase de descobertas, momento em que são guardadas as melhores lembranças, que farão parte do futuro e que ajudam, e muito, na formação de um adulto. Nesse sentido, permitir que elas brinquem com objetos manuais, que interajam com outras crianças e que sejam estimuladas a criar, imaginar e sonhar.

Brinquedos mais simples, mas com conceitos importantes para o desenvolvimento da criança, entre eles: a noção de sustentabilidade, geometria, matemática, entre outros, podem instigá-la a querer aprender sobre esses assuntos e, assim, se desenvolver melhor na escola. Atos como rabiscar, pintar, montar e imaginar histórias estimulam a criatividade, a comunicação e a convivência dos pequeninos, tornando-os mais sociáveis, além de atribuir-lhes a percepção e a importância do trabalho em equipe, passando pela divisão de tarefas e objetos com foco num objetvio comum.

Deixar o tablet de lado para colorir uma folha de sulfite ou deixá-los à vontade para desenvolver brincadeiras artísticas caracterizam o quanto essas simples atividades podem contribuir para a imaginação. Existem muitas opções de binquedos educativos, que inspiram a criançada e contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades. Certamente, essas contribuições terão muito mais valor do que bytes e pixels no futuro, momento em que cada tecnologia será, como já é hoje, proveniente da inteligência criativa e imaginativa de muitos profissionais que a desenvolvem, afinal, ‘se podemos sonhar, podemos realizar’, como disse Walt Disney.

.Por: Debora Schor, designer de produto, com mestrado em Product Service System Design pelo Instituto Politecnico di Milano – Itália. Apaixonada por design, desde pequena coleciona artigos de revistas, livros, caixinhas, cartões, sacolas e embalagens em geral. Este enorme acervo é a sua fonte de inspiração e referência. Sempre sonhou em criar brinquedos que proporcionassem a perfeita interatividade com as crianças: objetos lúdicos e não simplesmente contemplativos. É responsável pela Ludiks, empresa que desenvolve produtos de papelão para crianças a partir de 3 anos de idade. |www.ludiks.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira