Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2012 - 09:11

Livraria Leonardo da Vinci é tema de encontro na Biblioteca Nacional

Debate marca os 60 anos de uma das primeiras livrarias a se dedicar exclusivamente a livros de arte.

A história da Livraria Leonardo da Vinci será o tema da décima edição da série Os Livros e a Vida Literária do Rio de Janeiro, que será realizado no dia 12 de novembro (segunda-feira), na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O encontro Livraria Leonardo da Vinci: 60 anos, sob coordenação do professor Aníbal Bragança, do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), recebe os escritores Luiz Costa Lima e Severino Cabral, além de Milena Duchiade, da Livraria da Vinci, para um bate-papo sobre as histórias da livraria e seu acervo raro, dificilmente encontrado em livrarias comuns.

Milena Duchiade é filha dos fundadores da Livraria da Vinci e está à frente da empresa desde 1997. Diretora da Associação Nacional das Livrarias – ANL, Duchiade foi a criadora do mapa de livrarias do Centro, chamado de Roteiro das Livrarias do Centro Histórico do Rio de Janeiro. Os 50 anos da livraria foram marcados em 2002 com o lançamento do livro Cinco décadas em questão, de Severino Cabral. O escritor aborda as grandes questões nacionais e mundiais que movimentaram a vida brasileira dos anos 1950 aos dias de hoje, apresentadas no Ciclo de Palestras em comemoração ao aniversário da Livraria da Vinci. Luiz Costa Lima é considerado um dos críticos literários mais criativos do país. Sua vasta produção acadêmica, com traduções para o inglês e o alemão dá uma base poucas vezes alcançada por intelectuais brasileiros. E reencontra aqui na BN, Milena Duchiade, com quem já dividiu em outros eventos mesas-redondas.

A Livraria Leonardo da Vinci foi fundada em 1952, pelo advogado Andrei Duchiade e a livreira Vanna Piraccini assim que chegaram a solos brasileiros. Os italianos, da cidade de Bologna, inauguraram a livraria primeiramente no 18º andar de um edifício na Avenida Presidente Vargas e inicialmente vendiam apenas livros franceses. A partir de 1956 a Da Vinci mudou para o atual endereço na Avenida Rio Branco, tornando-se ponto de encontro de intelectuais, professores e estudantes.

O projeto ‘Os Livros e a Vida Literária do Rio de Janeiro’ mostra a construção da memória da vida literária fluminense pelo olhar dos editores, livreiros, bibliotecários e leitores, e a cada mês recebe um personagem do mundo do livro que expõe suas vivências profissionais, suas lembranças e reflexões sobre a área. O objetivo é reunir uma comunidade de amantes do livro e da história do Rio de Janeiro para debater o tema com esses personagens e estudiosos convidados.

Os Livros e a Vida Literária do Rio de Janeiro, dia 12 de novembro de 2012 (segunda-feira), das 17h30 às 19h30,no Auditório Machado de Assis (Rua México s/nº - Centro – Rio de Janeiro).Entrada Franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira