Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2012 - 09:25

Arquitetura, paisagismo e engenharia: Fórum Construir e o nascimento de uma obra sustentável

A sustentabilidade foi o tema central da palestra de Sandro Tubertini, diretor da BDSP Brasil, no Fórum de Arquitetura da Construir Rio – Feira Internacional da Construção, no dia 08 de novembro (quinta-feira). Destacando a importância da parceria entre arquitetos e engenheiros, ele revelou segredos da aplicação de projetos sustentáveis no trabalho de construção de uma estrutura.

Tubertini contou que engenheiros e arquitetos costumam culpar uns aos outros pelos erros, quando não há esse pensamento conjunto. Em sua opinião, falta interação entre as atividades, o que dificulta a eficiência na realização dos projetos. Para o profissional, esse é um setor de master builder, ou seja, com pessoas que têm conhecimento em múltiplas áreas. Segundo ele, um bom exemplo de trabalho conjunto aconteceu no velódromo de Londres, realização da BDSP.

– Os organizadores enfatizaram para nós a necessidade de quebrar recordes. O ciclismo para os londrinos é como o futebol para os brasileiros. Era necessário um ambiente com temperatura amena, sem vento e ar condicionado para possibilitar ao atleta as condições perfeitas e não atrapalhar seu desempenho durante a competição. Foi preciso um projeto para alterar a densidade do ar, obtendo uma homogeneidade de temperaturas. Tudo só foi possível com a troca de informações entre arquitetos, engenheiros e outros profissionais. O resultado superou as expectativas – contou Sandro.

Terra grita por soluções-De onde vem a urgência por essa história de cidade verde, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente? Na continuação do Fórum Construir, Pierre-André Martin, sócio-diretor da Embyá Paisagens e Ecossistemas, apresentou a justificativa, com alguns números da preocupante realidade do nosso planeta.

Atualmente, 20% dos homens consomem 80% dos recursos da Terra. As cidades representam 80% das emissões de gás carbônico na atmosfera. O Brasil, país com grande parte dos habitantes nas cidades, possui 12% da água potável do mundo. Os EUA, em 2025, terá uma população 18% maior. A péssima relação da humanidade com a fauna leva a um cenário catastrófico: um mamífero em cada quatro, um pássaro em cada oito e um anfíbio em cada três estão extintos ou ameaçados de sumirem do mapa.

– Sustentabilidade não é moda, é necessidade. O Rio de Janeiro não sabe lidar com os seus elementos naturais, como a chuva. Quando chove, a cidade para. Não estamos presos no trânsito. Nós somos o trânsito. Temos que saber que a natureza não é estática e a biodiversidade está, diretamente, ligada ao equilíbrio dos ecossistemas. A cidade não é o problema. É a solução, mas é necessário uma mudança de atitude, repensando paradigmas. Ainda precisamos de muito para chegar até onde a natureza chega – alertou Martin.

Mais Construir Rio até sábado-A Construir Rio 2012 é promovida e organizada pela Fagga | GL exhibitions, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e com a King Ouro, maior atacadista de material de construção do Rio de Janeiro; e conta com apoio de entidades como o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea).

Com entrada gratuita, o evento é direcionado a lojistas, construtores, empreiteiros, engenheiros, arquitetos e profissionais que atuam diretamente com o mercado de construção em geral. Entre os segmentos contemplados na feira, estão máquinas e equipamentos, fundações, estruturas, automação, ferramentas, iluminação, ar condicionado, louças e metais, revestimentos, portas, janelas e acessórios. .[Construir Rio 2012, até o dia 10 de novembro [sábado].Horário de visitação (entrada franca): 13h às 21h,noRiocentro, Rio de Janeiro-RJ – Av. Salvador Allende nº 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira