Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2012 - 06:15

CPqD recebe Prêmio FINEP de Inovação por trabalho na área de comunicações ópticas

Campinas - A posição de vanguarda tecnológica e o desempenho, nos últimos três anos, de sua área de comunicações ópticas renderam ao CPqD a terceira colocação no Prêmio FINEP de Inovação 2012 - Região Sudeste. Concedido pela Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o prêmio está completando 15 anos como o principal instrumento de estímulo e reconhecimento a iniciativas e projetos inovadores no país. A premiação aconteceu ontem (08/11) à noite, em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O CPqD, por intermédio da Gerência de Sistemas e Tecnologias Ópticas da Diretoria de Redes Convergentes, concorreu ao prêmio com outros 17 finalistas da região Sudeste. Nesta 15.ª edição, o Prêmio FINEP de Inovação recebeu um total de 588 projetos inscritos em todo o país. A região Sudeste teve 194 inscritos (105 de São Paulo), em três categorias. Os primeiros colocados de cada categoria regional concorrerão à etapa nacional do prêmio, que será realizada em dezembro, em Brasília.

Entre os desenvolvimentos tecnológicos mais relevantes conduzidos pela área de comunicações ópticas do CPqD, nos últimos três anos, destacam-se os sistemas WDM (Wavelength Division Multiplexing) de transmissão e comutação em longa distância e alta capacidade, os sistemas ópticos de transporte de alta capacidade, bem como os sistemas de sensoriamento óptico. Também merecem destaque a conclusão do desenvolvimento de multiplexadores ópticos, amplificadores ópticos de próxima geração, switches e roteadores de alto desempenho, plano de controle, terminais para redes GPON (Gigabit Passive Optical Network) e sensores ópticos de temperatura, tensão mecânica e descargas parciais em hidrogeradores.

“Tais resultados vêm sendo repassados à indústria nacional de forma a contribuir para aumentar a competitividade e a participação das empresas brasileiras no mercado internacional”, afirma Hélio Graciosa, presidente do CPqD. “Temos orgulho desse modelo de atuação e, neste momento, ficamos honrados com o reconhecimento da FINEP, por meio deste prêmio”, acrescenta.

Atualmente, o CPqD vem trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração de sistemas ópticos de altíssima velocidade, que combina a tecnologia WDM com a taxa de transmissão de 100 Gigabits por segundo (Gbps) - e que é o estado da arte na área de comunicações ópticas no mundo.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.400 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.| Twitter: http://twitter.com/cpqd.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira