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10/11/2012 - 06:15

Equipe Aerorio, DO CTC/PUC-rio, é campeã na Classe Advanced da SAE Brasil Aerodesign

Com esse resultado inédito, equipe carioca ganha o direito de participar da SAE Aerodesign East Competition, em 2013, nos EUA.

Estudantes cariocas de Engenharia acabam de conquistar um feito inédito: o primeiro lugar na Classe Advanced da 14ª edição da SAE Brasil Aerodesign, competição de projetos aeronáuticos realizada em São José dos Campos (SP), de 01 a 04 de novembro. Devido ao projeto e voo bem sucedidos, a equipe AeroRio, formada por alunos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e especializada em projetos aeronáuticos, ganhou o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em março de 2013, nos EUA. A equipe também participou da Classe Micro, na qual recebeu a menção honrosa de menor tempo de retirada de carga – apenas 2,4 segundos. A AeroRio Advanced é a primeira equipe do Estado do Rio de Janeiro a vencer esta competição.

As avaliações e a classificação das equipes foram realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. Para chegarem ao resultado, engenheiros da Embraer avaliaram os projetos com extremo rigor, levando em conta o regulamento da competição, que é baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Classe Advanced e uma da Classe Micro que conseguiram as melhores pontuações foram premiadas e ganharam o direito de participar da competição internacional.

Mauro Speranza Neto, coordenador da AeroRio e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, considera que o excelente resultado na competição irá trazer uma boa visibilidade para a equipe. Para ele, esse resultado é uma ótima oportunidade para a divulgação da AeroRio e coloca a equipe em evidência, dando a ela a chance de fazer novos contatos e conseguir patrocinadores.

“O nível de capacitação da equipe está cada vez mais elevado e competitivo e seu maior mérito da equipe foi ter desenvolvido projetos de engenharia de alta complexidade sem o auxílio de qualquer especialista na área”, parabeniza o professor, lembrando que a AeroRio foi formada há cerca de dois anos, basicamente por calouros de Introdução à Engenharia que mostraram interesse, motivação e potencialidade. “Esse time é praticamente autodidata nas competências e habilidades necessárias aos projetos aeronáuticos.”

Uma das principais contribuições para a conquista do prêmio pela AeroRio foi o inédito apoio da NextLimit Technologies. Pela primeira vez em sua história, a empresa espanhola, especializada em tecnologias de simulação de ponta, concedeu a um projeto universitário o acesso ao seu software XFlow, utilizado no setor de aviação. “Com esse software, tivemos a oportunidade de usar novos métodos de simulação, o que nos deu uma vantagem competitiva sobre as demais equipes”, reforçou Igor Lins e Silva, integrante do grupo de projeto da AeroRio.

Os 15 alunos da AeroRio projetaram e construíram do zero dois aviões de carga, um para cada uma das categorias em que participou. “Os materiais dos dois aviões são basicamente os mesmos: madeiras do tipo Balsa e Spruce, compensado laminado extra leve, fibra de carbono, alumínio aeronáutico e espuma de alta densidade (DivinyCell). Eles foram escolhidos pela excelente relação peso/resistência que possuem”, explicou José Carlos Santiago, integrante do grupo de Pesquisa & Desenvolvimento da AeroRio.

Outro diferencial apontado pela equipe para a conquista do prêmio foi a fuselagem do avião da categoria Advanced, que foi projetada com formato otimizado através de CFD (Computational Fluid Dynamics) para menor arrasto. O projeto também levou vantagem devido a asa com perfil continuamente variável, que só pôde ser projetada graças ao XFlow. “Além disso, também investimos nos sistemas embarcados de controle e aquisição de dados. Já na categoria Micro, estreante na competição, os pontos fortes do projeto estão na construção do compartimento de carga e no trem de pouso”, explicou Lucas Maciel Ribeiro, capitão da equipe.

Durante o voo, os aviões da Classe Advanced tiveram que levar água em seu compartimento de carga, os da categoria Regular carregaram madeira e os da Micro transportaram bolas de tênis. O avião da Classe Advanced da equipe possui 4m de envergadura (distância de ponta a ponta nas asas), 2m de comprimento e é capaz de transportar 12,6 litros de água, pesando apenas 5,2kg. Já a aeronave da Classe Micro possui 1,20 m de envergadura, 90 cm de comprimento e pode carregar 17 bolinhas de tênis. A equipe ainda levou mais dois aviões idênticos de cada categoria, que serviram de reserva.

A SAE Brasil Aerodesign contou com a participação de 92 equipes brasileiras, que representaram 16 Estados e o Distrito Federal, e mais seis universidades estrangeiras: uma do Canadá, uma dos EUA, três do México e uma da Venezuela. Na Classe Advanced, a mais difícil da competição, participaram inicialmente seis equipes, porém, duas desistiram antes do fim. Já na Micro, a categoria especializada para iniciantes, foram 18 equipes competidoras.

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