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19/10/2007 - 08:24

SPTrans deixa de gastar 150 mil reais por mês

E bate recorde de recargas com tecnologia de performance no sistema de bilhete único.

(Inmetrics, empresa especializada em tecnologia e serviços de performance, proporcionou resultados para a SPTrans que impactaram diretamente nos recursos de hardware, recursos de homem/hora, economia financeira e usuários mais satisfeitos. Na véspera do aumento de tarifa em São Paulo, 540 mil cartões foram recarregados nos postos e sem interrupções no sistema da SPTrans.)

Em um único dia de novembro/2006, na véspera do aumento de tarifas do Sistema de Transporte Municipal, 540 mil cartões do bilhete único foram recarregados sem colapso nos sistemas da SPTrans, ainda com a tarifa de R$ 2,00. Não houve falhas nos sistemas da SPTrans e isto foi possível, em grande parte, graças à tecnologia e serviços de performance aplicada pela Inmetrics em apenas 3,5 semanas de trabalho. ”Precisávamos de ajuste de desempenho no ambiente de bilhetagem, que conta hoje com 10 milhões de cartões do bilhete único. Quando a Prefeitura anunciou o aumento da tarifa nossa preocupação foi justamente como garantir que 10 milhões de transações/dia e mais de 350 mil cargas diárias acontecessem sem interrupções no sistema. Deu tudo certo e o sistema suportou um volume de 540 mil recargas, sem nenhum incidente”, explica Pompilio Mercadante Neto, Assessor da Diretoria Adjunta de Tecnologia e Receita da SPTrans. Cinco meses depois de concluídas as otimizações feitas pela Inmetrics, a economia em infra-estrutra de TI gerada foi de aproximadamente 150 mil reais/mês.

Quando o bilhete único, cartão inteligente que armazena valores em reais, foi disponibilizado para a população de São Paulo, em maio de 2004, a iniciativa foi considerada revolucionária e um sucesso, tanto pelo usuário quanto pela gestão pública, porém era de se esperar que com a adesão de mais de 10 milhões de pessoas, entre estudantes, idosos, pessoas comuns e trabalhadores que utilizavam o vale-transporte, em algum momento o sistema precisasse de ajustes. A equipe de TI da SPtrans, responsável pela implantação do projeto, sentia que um futuro duvidoso esperava por eles, porque não existia tempo na época para pensar em desempenho. A diretoria começou a receber reinvidicações no dia-a-dia do processo. Problemas de capacidade ao recarregar os bilhetes nas lotéricas e postos de venda, derrubavam o sistema. “Neste momento a primeira preocupação foi em relação ao parque de máquinas. Nossos servidores não suportariam a demanda e vários estudos foram apresentados para solucionar o problema, porém, todos envolviam pesados investimentos em infra-estrutura de TI”, lembra Fernando Farias, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da SPTrans.

As dúvidas começaram a surgir para a diretoria da SPTrans e para a TI quando se perguntaram o que fazer com o que já estava implantado. “Nós sentíamos a necessidade de se aplicar performance, mas não sabíamos a quem recorrer. Nos surpreendemos com a rapidez do diagnóstico e o preço justo proposto pela Inmetrics. Hoje com o serviço e tecnologia Inmetrics implantado na SPTrans, além dos benefícios significativos de performance percebemos uma grande economia em hardware. É uma empresa capaz de reverter a curto prazo uma situação crítica para o cliente, por um preço justo”, explica Fernando Farias. Pompilho completa: “Não conhecíamos no mercado uma empresa que tivesse como negócio principal, a questão da performance e a Inmetrics veio de encontro com as nossas necessidades reais”.

A dor e o remédio - Num ambiente de quatro servidores RISC, duas CPU e 12 GB de memória rodando cinco instâncias do Banco de Dados Oracle, a preocupação com um possível colapso do sistema era grande, pois o sistema de recarga de bilhetes não poderia parar de funcionar. Com um investimento bem inferior à redução de custo alcançada pela SPTrans e sem aquisição de hardware ou software, todos os problemas de queda (timeout) de aplicação durante a recarga do cartão, rotinas de sumarização de informações, relatórios lentos, travamento em períodos de pico, além das reclamações constantes de usuários, foram solucionados de uma única vez pela Inmetrics, em apenas 3,5 semanas de trabalho.

Fernando Farias explica que resultados expressivos devem ser citados como em alguns casos de otimizações que reduziram o volume de dados processados em 2,5 mil vezes o I/O; queda significativa no uso de CPU com 150% menos tempo de CPU esperando por I/O em períodos de pico; relatórios de status de venda da recarga do bilhete único, tanto para o metrô quanto para a CPTM que reduziu de duas horas para cinco minutos; rotina diária que valida informações de passageiros catracados enviados pelas garagens, também sofreu uma redução de tempo de seis para três horas; exportação de informações para o datawarehouse, que antes demorava três horas, foi reduzida para 30 minutos e, principalmente, aplicações mais escaláveis e com mais performance com o mesmo hardware.

Fernando Farias explica ainda que, por mês, a SPTrans distribui 250 milhões de reais recebidos através do bilhete único e hoje em apenas 30 minutos esse montante é consolidado nos relatórios de remuneração. Antes da aplicação de performance Inmetrics, este processo demorava cerca de três horas. “Hoje começamos a perceber que a economia gerada com os serviços e tecnologia Inmetrics é muito mais do que apenas aquela contabilizada com infra-estrutura de TI, pois os relatórios são mais ágeis e as receitas em alguns casos chegam ainda em horário bancário para que seja feita a devida aplicação financeira destes recursos. Antes os relatórios eram consolidados à noite e só no outro dia os valores eram repassados”, afirma.

A SPTrans parte agora para uma nova fase de serviços com a Inmetrics. Estão optando pelo gerenciamento de performance contínuo. “Nós que trabalhamos com transporte atingimos milhões de pessoas, por isso performance hoje é reconhecida como fundamental para os nossos serviços e produtos”, explica José Carlos Nunes Martinelli, diretor adjunto de tecnologia e receita da SPTrans.

A próxima fase vai envolver monitoramento contínuo, segunda etapa de alterações no sistema, revisão estrutural no banco de dados e otimização de um novo sistema o Infotrans, que informa aos usuários de transporte qual é a melhor rota de ônibus, metrô e trem entre dois pontos da grande São Paulo.

SPTrans - A São Paulo Transportes S/A surgiu em 1995 com a privatização de toda a operação de aproximadamente 11 mil ônibus e das respectivas garagens no Município de São Paulo e é responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo de passageiros da cidade.

Perfil da Inmetrics - Fundada em 2002, a Inmetrics é uma empresa especializada em prover serviços de APM (Application Performance Management, Gerenciamento de Desempenho de Aplicações) ao mercado. Os serviços Inmetrics de diagnóstico e otimização de ambientes de TI atuam em todas as fases de vida das aplicações de negócios, do projeto e desenvolvimento até a correção de falhas de sistemas já em operação. A Inmetrics tem como meta trazer para seus clientes ganhos de desempenho que atingem as marcas de 40% a 200%. Para suportar seus serviços, a empresa desenvolveu em Java dois softwares – o Inmetrics Cockpit e o Inmetrics Expert – que utilizam inteligência artificial para fazer o diagnóstico das falhas atuais do sistema e, também, prever e evitar riscos futuros. A Inmetrics atua em clientes como Banco Banespa/Santander, Banco IBI, Motorola, Alcoa e CPQD. A empresa tem sede em Campinas, Estado de São Paulo, e é dirigida por profissionais formados pela Unicamp. |www.inmetrics.com.br.

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