Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2012 - 06:21

Banco Mundial apresenta programa de desenvolvimento regional a partir da mineração

Representantes do Banco Mundial (Bird) participaram do painel de encerramento do 3º Congresso de Mineração da Amazônia e apresentaram o Programa “E4D – Extractives for Development” que prevê ações conjuntas entre governo, sociedade e empresas de mineração para desenvolvimento de localidades. O Congresso faz parte da programação da EXPOSIBRAM Amazônia 2012, que foi encerrada hoje à tarde, em Belém (PA). A realização é do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) www.ibram.org.br).

O planejamento integrado entre as partes interessadas, estabelecido pelo E4D, é aplicável às regiões brasileiras mais distantes dos grandes centros, onde há atividade minerária empresarial, disseram os executivos. O IBRAM apoia a proposta.

Os representantes do Bird citaram casos de cidades como o de Pilbara (Austrália), onde a mineração foi iniciada na década de 1960. Com o passar dos anos, o governo interviu para organizar em conjunto com as empresas e a sociedade um planejamento integrado e de longo prazo visando a potencialização do desenvolvimento regional.

Segundo Daniele La Porta, executiva o Bird, é preciso haver planejamento antecipado e coordenado a respeito do desenvolvimento local e regional; estabelecer parceria entre setor público e privado, com abertura à participação da sociedade; gerenciamento de riscos; e cadeia produtiva integrada e eficiente.

A transparência entre as partes é um dos principais componentes dessa parceria. “A transparência permite que todos saibam como a indústria mineral opera, auxilia a gerenciar os riscos envolvidos nos projetos, demonstra o compromisso da indústria com a boa governança, faz com que a sociedade possa fiscalizar o destino dos recursos arrecadados com a mineração, ou seja, todo o processo é percebido pelas partes interessadas”, diz Javier Aguilar.

Por meio da transparência, o E4D permite criar uma plataforma para construir confiança entre as partes envolvidas. Além de Aguilar e La Porta, o Bird enviou ao Congresso o executivo Michel Stanley. Outra participante do painel foi Kathryn McPhail, Senior Program Director do International Council on Mining and Metals (ICMM). Ela apresentou palestra sobre o tema “Mineração: parcerias para o Desenvolvimento – Estudo de caso sobre o sudoeste do Pará”.

Os patrocinadores da Exposibram Amazônia 2012 são Vale S.A., Votorantim Metais, Anglo American, Hydro, Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), Geosol, Hyundai Heavy Industries Brazil, Deltamaq, Mineração Rio do Norte, FGS Brasil, Alcoa, Imerys, Mobil e General Electric. O evento conta com apoio de: Governo do Pará, Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira