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10/11/2012 - 06:31

Vendas reagem em outubro e inadimplência continua caindo

A média diária do IMC é de 6,3% e do ICH 1,6%.

“Os dados de outubro começaram a captar os efeitos dos estímulos monetários da queda da taxa de juros e esperamos que permaneçam por um tempo suficientemente prolongado para consolidar a recuperação da economia no final do ano e ao longo de 2013”, diz ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) – que reúne 420 Entidades (ACs).

O Indicador de Movimento do Comércio (IMC) – vendas a prazo – apresentou alta de 10,5% em outubro de 2012, com um dia útil a mais, na comparação com igual período de 2011.

Na mesma base de comparação entre períodos, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) – vendas à vista – apresentou alta de 5,7%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Com ajuste pela média diária, o IMC apresenta alta de 6,3% impulsionada pela continuidade da redução do IPI para linha branca, móveis e veículos e pela queda dos juros. Já o ICH registrou alta de 1,6%.

Inadimplência-O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) – registros recebidos/carnês em atraso – apresentou alta de 7,5% em outubro de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011.

OIndicador de Recuperação de Crédito (IRC) – registros cancelados/renegociações de crédito – apresentou alta de 24,8%. A recuperação de crédito continua sendo impulsionada pelas fortes campanhas de renegociação;

Conclusão: esses dados mostram que as vendas do mês de outubro foram favorecidas pelos estímulos monetários e fiscais concedidos pelo governo, além de um efeito calendário favorável. Já a inadimplência continua sinalizando queda favorecida pelas fortes campanhas de renegociação de débitos.

Variação mensal-O IMC apresenta alta sazonal de 13,4% e o ICH também registrou alta sazonal de 19,9%, devido à data comemorativa do Dia das Crianças e pelo efeito calendário de dois dias úteis a mais.

O Índice de Registro de Inadimplentes (IRI) apresentou alta de 5,1% enquanto que o IRC apresentou leve queda de 3,1%, pela forte base de comparação do mês de setembro (mês de início das campanhas de renegociação de dívida e também mês da primeira parcela do 13º dos aposentados).

Novos indicadores do IEGV, da ACSP-Lembrando: desde janeiro de 2012, as estatísticas divulgadas mensalmente pelo Instituto de Economia “Gastão Vidigal” (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), estão sendo apresentadas com nova denominação, para refletir melhor sua finalidade, e com novo formato para possibilitar a comparação com outros indicadores que estão sendo desenvolvidos pela Boa Vista Serviços.

O IMC (Indicador de Movimento do Comércio), elaborado a partir de amostra de consultas à base de dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, reflete o movimento de vendas a prazo, enquanto o ICH (Indicador de Consultas de Cheque) sinaliza o desempenho das vendas à vista do varejo. O IRI (Indicador de Registro de Inadimplente) refere-se aos registros de consumidores incluídos na base de dados da Boa Vista Serviços e o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), baseia-se nos registros excluídos.

Como as fontes e a metodologia não foram alteradas, mas apenas a denominação e a forma de apresentação, esses indicadores permitem a comparação com os dados divulgados anteriormente, assegurando que se mantenha a série ao longo do tempo.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 117 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País.

Sempre ao lado do empreendedor, a ACSP dispõe, além do seu prédio central, de 15 sedes distritais que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam manter o foco nos problemas de cada região e nas soluções para cada caso.

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