Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2012 - 06:31

Venezuela cumpre meta de diminuir a pobreza extrema, reconhece ONU

Em recente documento sobre a situação da insegurança alimentar no mundo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) confirmou que a Venezuela cumpriu com a meta número 1 dos Objetivos do Milênio antes do prazo estabelecido: diminuir à metade a proporção de pessoas em pobreza extrema até 2015.

O estudo intitulado “Estado da insegurança alimentar no mundo 2012” (SOFI, em sua sigla em inglês), divulgado em outubro, constata que no período entre 1990 e 1992 a porcentagem de pessoas subnutridas em relação à população total era de 13,5% na Venezuela. Em 2012, essa porcentagem é inferior à 5%.

Segundo o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, para alcançar os objetivos, a Venezuela iniciou a aplicação de políticas sociais em prol dos setores mais excluídos do país, fruto da vontade política do governo em universalizar direitos humanos básicos.

“Essa conquista é um dos principais resultados da implantação das Missões Sociais e projetos agrícolas sustentáveis levados a cabo pelo governo bolivariano na área de alimentação, agricultura e erradicação da fome”, afirmou o embaixador.

Já para a representante da Venezuela nos organismos das Nações Unidas, Gladys Francisca Durán, “o reconhecimento internacional das metas cumpridas pela Venezuela e outros países da região evidencia a eficácia do marco de políticas nacionais e regionais, implementado pelos governos para a eliminação da desigualdade socioeconômica e a realização da justiça social”.

Objetivos do Milênio-Em 2000, os 198 países membros da Organização Nações Unidas (ONU) acordaram cumprir oito linhas de desenvolvimento humano, conhecidas como “Objetivos do Milênio”, nas áreas de alimentação, educação, saúde, igualdade de gênero e meio ambiente. O prazo estabelecido foi até 2015.

Doze anos após o estabelecimento desses objetivos e metas para liberar a humanidade da pobreza extrema, da fome, do analfabetismo e das doenças, a Venezuela se tornou um dos primeiros países a atingir vários desses objetivos, antecipando-se em alguns casos aos prazos estabelecidos para sua execução. Em 2005, por exemplo, a Venezuela foi considerada pela ONU um território livre do analfabetismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira