Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2007 - 08:33

Cientistas da Abbott criam uma molécula com funções de anticorpo

Primeira combinação de moléculas grandes a mostrar propriedades medicamentosas e viabilidade de fabricação.

Abbott Park Illinois- A Abbott (NYSE: ABT) informou hoje que seus cientistas são os primeiros a descobrir uma tecnologia proprietária que combina a função e a especificação de dois ou mais anticorpos monoclonais (mAbs, sigla em inglês) em uma entidade molecular que demonstra propriedades medicamentosas e viabilidade de fabricação. Essas moléculas, chamadas de Ig de domínio variável duplo (em inglês, dual-variable domain Ig (DVD-Ig(TM) (www.abbott.com/global/url/content/en_US/60.15:15/feature/Feature_0029.htm), possibilitam o desenvolvimento de medicamentos candidatos que tenham como alvo as moléculas causadoras de múltiplas doenças, em diversas categorias terapêuticas.

Publicado on-line anteriormente nesta semana na Nature Biotechnology (http://www.nature.com/nbt/journal/vaop/ncurrent/full/nbt1345.html), este marcante estudo demonstra uma plataforma completamente nova que pode ser apropriada contra câncer, doenças auto-imunes e outras condições complicadas, nas quais estejam em jogo mediadores de múltiplas doenças. O bloqueio simultâneo de múltiplos alvos usando agentes de DVD-Ig pode aumentar a eficácia, em comparação com a inibição de um único alvo usando um mAb (anticorpo monoclonal).

"Combinar a especificação de dois ou mais anticorpos em um medicamento tem sido um grande desafio para pesquisadores que estudam terapias biológicas de próxima geração," disseram os cientistas da

Abbott, Chengbin Wu, Ph.D. e Tariq Ghayur, Ph.D., que criaram as moléculas DVD-Ig e dirigiram a equipe de pesquisa. "A abordagem da Abbott é extraordinariamente versátil e eficiente na criação de uma única entidade molecular com propriedades medicamentosas e com a habilidade de atingir os mediadores de múltiplas doenças. Estamos muito entusiasmados com as portas que este estudo abre para o desenvolvimento de medicamentos em variadas áreas terapêuticas."

O processo de combinar dois ou mais mAbs envolve a utilização de técnicas de biologia molecular, tais como a reação em cadeia da polimerase (PCR, sigla em inglês), para ligar as regiões (domínios variáveis) de dois anticorpos diferentes que têm como alvo moléculas específicas causadoras de doenças. A molécula resultante tem dois domínios variáveis diferentes (domínio duplo), e cada domínio visa um antígeno causador de doenças diferente.

Sempre que outros programas de pesquisa públicos e particulares se empenharam em combinar dois anticorpos em uma entidade, os resultados foram prejudicados pela farmacocinética, estabilidade e viabilidade de fabricação precárias.

Visar apenas um alvo de doença com um mAb tradicional pode resultar em eficácia limitada porque a doença pode progredir em níveis múltiplos. Por exemplo, na artrite reumatóide (AR), diferentes mediadores (mecanismos) da doença contribuem com vários aspectos da doença, tais como inflamação, angiogênese, formação de pano (camadas grossas de tecido granuloso), e erosão óssea e cartilaginosa.

Portanto, visar dois ou mais mecanismos da doença na AR pode proporcionar uma eficácia muito melhor do que visar um único mecanismo.

Usando a tecnologia DVD-Ig, as equipes de pesquisa da Abbott já criaram um medicamento candidato único que visa múltiplos componentes da doença, um dos quais é o FNT-alfa (fator necrose tumoral-alfa), um alvo bem estabelecido na AR. A avaliação pré-clínica deste medicamento candidato está a caminho.

A abordagem do DVD-Ig da Abbott tem distintas vantagens tecnológicas, científicas e de desenvolvimento de medicamento, quando comparada com os mAbs e os esforços anteriores para criação de um anticorpo multiespecífico. A abordagem é compatível com qualquer anticorpo, incluindo mAbs humanizados, mAbs totalmente humanos e mAbs quiméricos, e pode potencialmente ser expandida além de anticorpos, até proteínas receptoras e outras moléculas semelhantes. Os medicamentos DVD-Ig também podem ter a eficácia ampliada porque eles visam moléculas causadoras de múltiplas doenças, e podem atacar processos redundantes da doença, nos quais duas moléculas diferentes tenham o mesmo efeito causador da doença.

A Abbott já completou a validação tecnológica do programa DVD-Ig, e está atualmente confirmando o desenvolvimento do processo e a fabricação da plataforma tecnológica. Simultaneamente, várias combinações de trabalhos pré-clínicos vêm sendo feitos até agora na Abbott.

Abbott - A Abbott é uma empresa global, com ampla atuação na área de cuidados com a saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos farmacêuticos, médicos e nutricionais, inclusive dispositivos e diagnósticos. A empresa emprega 65.000 pessoas e comercializa os seus produtos em mais de 130 países.| www.abbott.com | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira