Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2007 - 08:34

PET/CT: fundamental no diagnóstico e no tratamento do câncer

Palestra gratuita sobre PET/CT na Oncologia, 24 de Outubro, no Rio de Janeiro.

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que usa isótopos radioativos para diagnóstico e acompanhamento de tratamento. Os exames, chamados cintilografias, mostram alterações no funcionamento, ou no metabolismo, de órgãos e tecidos do organismo, provocadas por doenças.

Essas alterações funcionais podem ser detectadas quando ainda não há mudanças significativas na anatomia e mesmo antes dos sintomas aparecerem. Os exames de Medicina Nuclear têm baixo índice de reações adversas, são extremamente seguros, com pouquíssimas contra-indicações e praticamente sem a necessidade de preparo prévio. Além disso, a maioria é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos mais avançados exames da Medicina Nuclear é a PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons), que acoplada a um Tomógrafo, que permite a avaliação simultânea do metabolismo e da anatomia do órgão ou tecido.

Com a PET/CT, em apenas 30 minutos, é possível em um único exame analisar o corpo inteiro e diferenciar lesões benignas de malignas, determinar a fase do câncer (estadiamento) e monitorar o resultado de diferentes formas de tratamento.

“A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e também acompanhar a evolução do paciente”, explica o Dr. José Soares Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear e Médico Nuclear do Incor.

As vantagens versus o custo tornam a PET cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de tumores. No caso de câncer de pulmão, o resultado da PET modifica ou influencia a conduta em cerca de 40 a 60% dos casos. Nos casos de câncer de mama, linfoma e tumor colorretal, o resultado da PET modifica o planejamento em cerca de 30% a 40% dos casos.

Frente à importância deste método diagnóstico e diante do crescente número de serviços de Medicina Nuclear que estão disponibilizando este tipo de exame, em diferentes cidades do país, a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN) promoverá uma palestra gratuita sobre PET/CT na Oncologia, no dia 24 de Outubro de 2007, no Rio de Janeiro. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3262.5438, ou pelo e-mail [email protected].

PET/CT em Oncologia, dia 24 de outubro de 2007, às 19h30, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, R. Visconde Silva, 52, 3º andar, Rio de Janeiro (RJ). Inscrições gratuitas e vagas limitadas. Reservas vagas pelo telefone (11) 3262-5438, ou pelo e-mail [email protected]. | Site: www.sbbmn.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira