Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2012 - 07:43

Segurança da informação em medidores inteligentes é o foco de novo projeto do CPqD e Elektro

Iniciativa inclui a criação do primeiro laboratório do país voltado para a certificação de segurança desses dispositivos.

Campinas- Com a implantação dos projetos de smart grid no país, os atuais medidores de consumo de energia serão substituídos gradativamente por medidores inteligentes (smart meters), que registram o consumo em intervalos de tempo mais curtos e transmitem a informação diretamente para os sistemas da concessionária. Isso permitirá a introdução da cobrança diferenciada de energia por consumidor, mas, por ser uma tecnologia nova, traz embutidas vulnerabilidades e riscos à segurança da informação.

Esse é, justamente, o foco do novo projeto de pesquisa e desenvolvimento que o CPqD está iniciando em conjunto com a Elektro, distribuidora de energia que atende parte dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, e que conta com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com duração prevista de 24 meses, o projeto tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia de avaliação e testes de segurança cibernética para medidores eletrônicos e smart meters. Para isso, serão definidos requisitos mínimos de segurança para os sistemas embarcados nesses medidores.

“Atualmente, ainda não existe uma regulamentação definindo padrões mínimos de segurança da informação para medidores inteligentes, que são vulneráveis a diversos tipos de ataques lógicos”, afirma Rafael de Simone Cividanes, consultor em Segurança da Informação do CPqD. “Os laboratórios existentes, acreditados pelo Inmetro, limitam-se a testar requisitos metrologicamente relevantes, para os quais já há regulamentação”, explica.

Por esse motivo, o projeto do CPqD e Elektro recebeu a nota máxima no quesito originalidade na avaliação inicial da ANEEL. Além do desenvolvimento da metodologia de testes de segurança da informação de medidores eletrônicos e, principalmente, dos novos smart meters, o projeto também inclui a implantação, no CPqD, do primeiro laboratório do país voltado para a certificação de segurança desses dispositivos.

Esse laboratório - que terá um espelho na Elektro e também realizará testes dos requisitos metrologicamente relevantes - deverá entrar em operação no final de julho de 2013. “Até lá, vamos trabalhar na definição das características mínimas de segurança relacionadas aos softwares dos medidores inteligentes, a serem avaliadas no laboratório”, acrescenta Danilo Suiama, gerente do projeto na Elektro.

Como em outros projetos de P&D financiados pela ANEEL, a metodologia e o conhecimento gerados a partir desse trabalho conjunto do CPqD e da Elektro ficarão disponíveis para todo o setor elétrico, por intermédio do órgão regulador.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.400 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.|Twitter: http://twitter.com/cpqd.

A Elektro fornece energia elétrica a 223 municípios paulistas e 5 do sul-mato-grossense, é a 8ª maior distribuidora de energia elétrica do país e a 3ª do estado de São Paulo. Em uma área de concessão de 120 mil km², caracterizada por dispersão geográfica e diversidade socioeconômica, onde residem cerca de 5,7 milhões de pessoas, atende mais de 2,3 milhões de clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais e públicos. | www.elektro.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira