Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2012 - 07:59

Sinaval premia projeto de mobiliário urbano para programa de coleta seletiva


O projeto dos Ecopontos concebido pela Trama Criações para um programa de incentivo à coleta seletiva da Coca-Cola Brasil, Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Light, foi o vencedor da categoria pequenas empresas do 2º Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade (PNQS 2012).

A diretora geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, entregou o prêmio a Roberto Dalmaso e Valmir Pinto Ferreira, diretores da Trama Criações, em solenidade realizada no dia 12 de novembro, que teve a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, dos presidentes da Petrobras, Graça Foster, da Transpetro, Sérgio Machado, e BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto.

A Trama Criações, que desenvolve diversos projetos de comunicação para o setor naval e offshore, se destacou entre os participantes da modalidade Inovação e Desenvolvimento em Sustentabilidade. A premiação concedida pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) distingue as empresas de construção naval (estaleiros) e fornecedores da cadeia produtiva. A edição desse ano teve como patrocinadores o Sebrae, Estaleiro Atlântico Sul, Sete Brasil, Caixa e Banco do Brasil.

Os Ecopontos, que vêm beneficiando os moradores do Morro da Babilônia, Chapéu Mangueira, Morro dos Macacos, Chácara do Céu e Pavão-Pavãozinho, são fruto da parceria entre a Coca-Cola Brasil, Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Light. Segundo Dalmaso, os Ecopontos de reciclagem foram projetados para serem um mobiliário urbano de fácil instalação e utilização tanto pelos moradores, que depositam os materiais, como para as cooperativas que fazem a coleta.

“Os Ecopontos são equipamentos de mobiliário urbano destinados às comunidades pacificadas da cidade do Rio de Janeiro e visam contribuir para a redução do lixo urbano, a reciclagem de materiais que impactam o meio ambiente e a qualidade de vida de comunidades, e também para promover a educação ambiental”, observa Dalmaso. Para Valmir, a originalidade do projeto é ser uma estrutura modular que pode se adequar ao tamanho do espaço disponível nas comunidades. O telhado é fabricado em pet reciclado, que evidencia o reaproveitamento de materiais.

Em alguns locais onde foram instalados Ecopontos funciona o programa Light Recicla, que visa estimular a troca de recicláveis com incentivos como desconto na conta de energia elétrica. Esse é o caso das comunidades Chácara do Céu, no Leblon e Chapéu Mangueira-Babilônia no Leme. No Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, e no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, o recolhimento é realizado por cooperativas de reciclagem da própria comunidade. | Aline Rodrigues.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira