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14/11/2012 - 08:10

Laboratório de Neuromarketing da FGV Projetos

Qual o papel das emoções na decisão de compra dos consumidores? Como utilizá-las nas estratégias de Marketing? Essas e outras perguntas podem ser respondidas pelo Laboratório de Neuromarketing da FGV Projetos, que há um ano e meio inovou no Brasil ao trazer essa nova abordagem para a inteligência de mercado. Criado a partir do diálogo entre a neurociência e o marketing, o Neuromarketing tem assumido, nos últimos anos, importância estratégica em organizações do mundo inteiro.

Com o objetivo de realizar estudos para auxiliar gestores dos setores público e empresarial nas tomadas de decisões no âmbito da Comunicação e do Marketing, o foco do Laboratório é a investigação das reações emocionais de indivíduos diante de estímulos como propaganda, produtos e marcas. Para isso, se utiliza de conhecimentos e técnicas da neurociência e tem promovido novas tendências sobre a influência de fatores subconscientes no comportamento humano.

O Laboratório de Neuromarketing da FGV Projetos oferece ao mercado soluções integradas e avançadas que articulam o conhecimento da FGV em economia e gestão à psicometria e às novas ferramentas do neuromarketing, tudo para compor um diagnóstico situacional único, objetivo e focado em resultados. Possui como parceiros importantes centros de estudos internacionais, como o Neurosense e o Mindlab, buscando ampliar a excelência na investigação e na aplicação do conhecimento obtido. Conta também com a parceria da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) e do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), ambos da Fundação Getulio Vargas (FGV), para a realização de pesquisas acadêmicas, troca de experiências e cursos de curta-duração.

Diferentemente dos estudos realizados nas décadas passadas, focados basicamente na procura de inter-relações entre psicologia e neurologia, ou seja, entre o que sentimos e a química cerebral envolvida nessas sensações, hoje em dia os estudos envolvendo mente e cérebro ficaram mais completos, passando a englobar áreas do conhecimento como gestão e publicidade.

Por meio de testes de psicometria e equipamentos de eletroencefalograma, ressonância magnética, facial expression recognition, eye tracker, entre outros, é possível medir e analisar as reações emocionais e físicas dos indivíduos diante de estímulos como propaganda, imagens, produtos e marcas. O neuromarketing é revolucionário na medida em que permite proporcionar o entendimento correto das necessidades, percepções e desejos dos consumidores em todos os seus aspectos, desde a campanha de lançamento até o produto em si. Pode ir além de aspectos relacionados à marca, design, exposição e distribuição nos pontos de venda, consegue entender o que está diretamente relacionado às atitudes do consumidor em respeito ao desempenho de serviços oferecidos ou valores percebidos, por exemplo.

Diferentes partes do cérebro são ativadas quando reagimos a estímulos como medo, desconfiança ou simpatia: “pesquisas qualitativas e quantitativas trabalham com as revelações do entrevistado: o que ele diz perceber e sentir. O neuromarketing vai avançar no inconsciente, e vai buscar o que a pessoa não diz”, explica Carlos Augusto Costa, coordenador do Laboratório da FGV.

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