Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2012 - 09:08

Big Data, Small World

Com forte repercussão na indústria de TI, o novo conceito de BIG DATA é um termo que ainda está se estabelecendo e não é tão claro para alguns players do mercado. O que é e qual o seu impacto sobre as empresas? BIG DATA é um termo popular usado para explicar o crescimento exponencial da disponibilidade e uso da informação. Muitos o consideram a chave para a inovação, diferenciação e crescimento das empresas.

Esse crescimento é exponencial porque se dá a partir de três dimensões simultaneamente: .Volume: uma maior quantidade de dados de diversos tipos é gerada, como dados de transações, texto, voz e vídeo, entre outros. Um exemplo significativo a ser citado é o caso do YouTube, onde se produzem 72 horas de vídeo em apenas 1 minuto.

. Variedade: os dados chegam em vários formatos - de bases de dados estruturadas e tradicionais a documentos, e-mails, vídeos, áudios e transações.

.Velocidade: cresce a necessidade de processamento de dados em tempo real, devido à velocidade com que eles são gerados.

As diversas origens dessa nova tendência se devem à proliferação de sistemas e dispositivos, gerando grandes quantidades de informações, que devem ser armazenadas e processadas ??para a tomada de decisão.

Alguns dos melhores exemplos são: .Sensores inteligentes aplicados a diferentes sistemas de armazenagem vertical que armazenam dados que em seguida são analisados para, por exemplo, melhorar os processos industriais.

. Milhares de pagamentos com cartão de crédito a cada segundo, em todo o mundo.

. Milhões de tweets por dia. Milhares de tweets por segundo.

.Inúmeros comentários em páginas corporativas nas redes sociais.

. Gigas de arquivos, documentos, mapas e muitos outros tipos de dados digitalizados e não estruturados para melhorar a eficiência.

O conceito de BIG DATA traz, além dos benefícios já mencionados, alguns desafios em cada uma de suas quatro etapas:

Geração: desafios técnicos e logísticos para a instalação de dispositivos ou implantação de sistemas que são os geradores da informação bruta.

Armazenamento: dimensionamento e crescimento da capacidade de armazenamento para guardar todas as informações geradas por tempo suficiente e com a máxima qualidade e riqueza de detalhes.

Processamento: dimensionamento e know-how para processar todas as informações e ser capaz de obter informações valiosas em um tempo razoável.

Transmissão: entre cada uma das etapas anteriores, é necessário mover fisicamente a informação de um lugar para outro, a fim de executar o próximo passo. Do local onde a informação é gerada para o local onde é armazenada. De onde ela é armazenada para onde é processada. O desafio aqui é mover todo esse volume de dados em um tempo razoável e com segurança.

Uma variável comum a todas as etapas quanto aos desafios é, evidentemente, o custo de execução.

Em tempos em que os 3V’s são fundamentais (Volume, Variedade e Velocidade), é importante notar que o mais relevante é o 4º V, que corresponde ao Valor. Toda empresa precisa de uma boa administração, pois ela é fundamental para a gestão de seus negócios.

.Por: Alejandro Girardotti, Gerente de Produtos de Dados e Internet da Level 3

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira