Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2012 - 07:14

Eventos marcam o Dia do Combate ao Câncer Infantil

“Unidos pela Cura” promove, dia 23 de novembro (sexta-feira), ações em hospitais, palestra e formatura de profissionais de saúde em busca do diagnóstico precoce.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, comemorado em 23 de novembro, o Instituto Desiderata incentiva e apoia ações em hospitais públicos que atendem crianças com câncer no Rio de Janeiro, e fazem parte da política “Unidos pela Cura”. Como parte dessas atividades, o Instituto Desiderata realiza formatura de cerca de 800 profissionais da área de saúde, em prol do diagnóstico precoce da doença. A programação teve início com o III Encontro de Cuidados Paliativos realizado nos dias 8 e 9 de novembro, pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), reunindo cerca de 60 profissionais de saúde.

O câncer infantojuvenil é a 1ª causa de morte por doença na faixa etária entre 5 e 19 anos e a terceira na faixa entre 1 e 4 anos no Brasil. Trata-se de um grave problema de saúde pública. No entanto, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, os índices de cura podem atingir 80% dos casos. Por isso, o Desiderata, desde 2003, vem atuando na mobilização de gestores e profissionais de saúde dos hospitais públicos do Rio de Janeiro, em torno do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e do acesso e humanização do tratamento.

Essa mobilização resultou no Unidos pela Cura - política inédita de promoção do diagnóstico precoce na cidade do Rio de Janeiro. Iniciativa do Instituto Desiderata, a política foi concebida, implementada e monitorada em articulação com postos de saúde, hospitais públicos, gestores de saúde e outras instituições.

Segundo o último balanço do Unidos pela Cura, desde 2008 percebe-se a intensa participação das unidades de saúde da atenção primária, contribuindo para o diagnóstico precoce. Entre 2008 e 2012, 56% dos casos de suspeita encaminhadas com o cartão do Unidos pela Cura foram acolhidas em até sete dias, garantindo investigação e o acesso ao tratamento mais rápidos. A capacitação dos profissionais de saúde também apresenta importantes resultados. A partir de 2010, todos os profissionais da Estratégia Saúde da Família são alvo da capacitação para a suspeição do câncer infantojuvenil, uma parceria com o Instituto Ronald McDonald.

Atividades lúdicas para crianças-No dia 22 de novembro, o Hospital Municipal Jesus realiza atividades lúdicas com crianças e seus responsáveis. Um grande painel será pintado pelas crianças e ficará exposto permanentemente na entrada da instituição. O projeto “Clown”, com esquetes de palhaços, e uma oficina de arte e música pretende tornar o dia mais feliz para dezenas de crianças internadas no Hospital. Já no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, do Hospital da UFRJ, acontecem oficinas temáticas na sala de espera do ambulatório, com dramatização, jogos, movimento e artes plásticas.

Sessão de cinema para a criançada e exibição de projeto “Bonecos Terapêuticos” com marionetes, alegram o dia de crianças e jovens no Hospital Federal da Lagoa. Ex-pacientes curados do câncer irão conversar com as crianças, como uma forma de motivar o tratamento. Já no Hemorio será lançado o Projeto Letras e Canções uma intervenção em apoio a crianças com câncer, composta por três livros e um CD de música infantil para educação em saúde e humanização do tratamento do câncer pediátrico. O projeto beneficiará todos os hospitais que atendem crianças com câncer. As crianças não ficarão de fora, haverá contação de histórias com o grupo Viva e Deixe Viver.

Capacitação de Profissionais de saúde-No dia 23 de novembro, no Museu da República, a partir das 13h, o Instituto Desiderata e o Instituto Ronald McDonald em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio e o INCA promoverão a formatura de profissionais de saúde capacitados para suspeição precoce do câncer infantojuvenil. Cerca de 800 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e na grande maioria, agentes comunitários de saúde, foram capacitados para contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando, assim, a possibilidade de cura dos pacientes.

Workshop de Informação em Saúde-Encerrando as atividades em torno do dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil, será realizado no dia 28 de novembro, a partir das 13h no Museu da República, o Workshop Informação em Saúde, que discutirá a importância da informação e os caminhos para qualificar a gestão de informação sobre o câncer infantojuvenil. Essa atividade faz parte do plano de trabalho do Unidos pela Cura

O Instituto Desiderata é uma organização sem fins lucrativos com atuação no Rio de Janeiro desde 2003. Seu objetivo é trabalhar para o fortalecimento de políticas públicas em saúde e educação. Na área de saúde, o foco é o câncer infantil, primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos. Por isso, o Desiderata visa proporcionar às crianças e adolescentes um diagnóstico precoce e excelência no tratamento do câncer. Já foram humanizadas três salas de quimioterapia, uma enfermaria para adolescentes e uma sala de tomografia, todos em hospitais públicos que atendem ao câncer infanto-juvenil, no Rio de Janeiro. Atualmente, o Instituto Desiderata está captando recursos junto à sociedade civil para viabilizar a humanização de mais uma sala de quimioterapia e transfusão sanguínea no Hemorio.

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. [www.instituto-ronald.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira