Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2012 - 06:27

Congresso discute cirurgia para tratamento de apneia

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) que atinge 4% da população mundial, e entre os idosos pode chegar a 25%, tem tratamento definitivo e traz mais qualidade de vida para quem tem o problema. A cirurgia ortognática, que corrige a posição dos maxilares, pode ser a solução. O tema será amplamente debatido durante o VIII ENNEC – Encontro Norte e Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial vai até o sábado [17/11], em Belém do Pará.

O suíço Phillip Jurgens do Hospital Universitário de Basel e o presidente da Sociedade Chilena de Cirurgiões Oral e Maxilo-Facial, Júlio Cifuentes, são convidados internacionais do evento e ministrarão o Curso Inovações em Cirurgia Ortognática. Segundo dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, o sucesso deste tipo de procedimento para a SAOS pode chegar a 100%.

“Esse tipo de intervenção é feita por um cirurgião-dentista, que promove a movimentação das bases ósseas da mandíbula e da maxila, que interferem diretamente nas vias aéreas dos pacientes operados”, explica o presidente do VIII ENNEC, José Thiers Carneiro Junior. Com o movimento de avanço da maxila e da mandíbula, é possível ampliar as dimensões das vias aéreas dos pacientes, otimizando assim a respiração, principalmente durante o sono.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada quando se observa uma interrupção parcial (mais de 50% do volume respiratório) ou total (100%) da respiração durante o sono, por um período que varia de 10 segundos, podendo ir a até mais de um minuto. A SAOS provoca sonolência diurna, ronco, cansaço mesmo após uma noite de sono, sensação de boca seca, enxaqueca, diminuição da libido e sinais de depressão, além de desordens respiratórias e cardiovasculares. Estudos epidemiológicos indicam que a ocorrência dessa síndrome pode aumentar com a idade do paciente, podendo chegar a números que variam de 28% a 67% em homens com 60 anos e 20% a 54% em mulheres acima dos 60 anos.

Além deste tema, o VIII ENNEC vai discutir assuntos ligados a implantodontia, reconstruções mandibulares, disfunções da ATM - articulação temporomandibular, estética facial, traumas, entre outros. O Encontro Norte e Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial será no Belém Hilton Hotel.

.[ VIII ENNEC – Encontro Norte e Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, até 17 de novembro (sábado),no Belém Hilton Hotel, na Avenida Presidente Vargas 882, Belém, Pará.Informações e inscrições: www.ennec2012.com.br.Organização: Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira