Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2012 - 06:35

Empresa de tecnologia recebe prêmio por projeto que permite monitoramento contínuo da cidade de São Paulo

Na última sexta-feira [09/11], a Módulo, empresa brasileira com atuação internacional nas áreas de Segurança da Informação e soluções para Governança, Riscos e Compliance (GRC), recebeu o Prêmio Assespro Melhores Empresas, na categoria Melhor Solução para o Setor Público. Em sua quarta edição, o prêmio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet reconheceu os melhores cases contendo soluções de TI.

No caso da Módulo, a empresa foi selecionada pelo case Zeladoria de São Paulo, projeto que visa monitorar as situações que podem alterar as condições de normalidade da cidade, desde grandes eventos esportivos, como a Fórmula 1, a incidentes como veículos abandonados, buracos em vias públicas e queda de árvores. Nesse processo, é utilizada uma rede de informações e de imagens que contempla as 31 subprefeituras e demais órgãos da Prefeitura.

Além do monitoramento remoto, agentes da prefeitura percorrem as ruas de São Paulo com a missão de identificar as necessidades da cidade e enviar as informações observadas para a central de informações da Zeladoria, via iPhone. Todas essas ocorrências são carregadas no software de Gestão de Riscos Módulo Risk Manager, solução que permite não só a integração da Central da Zeladoria com os diversos órgãos e departamentos, como também a geração de gráficos e estatísticas sobre as condições da cidade e sobre o tratamento das cerca de 800 ocorrências registradas por dia. A Automatização da Central de Zeladoria da Cidade de São Paulo, mais do que um projeto de informática e sistemas, foi uma iniciativa de cidadania, criando-se ferramentas para agilizar as respostas da Prefeitura aos cidadãos, assim como agilizar no relacionamento entre as diversas secretarias e empresas da Prefeitura, afirma Renato Tocaxelli, Gerente de Projetos da Módulo.

O projeto, liderado pela PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, envolve números volumosos. Ao todo mais de 68 mil logradouros da cidade são monitorados e mais de 400 profissionais da prefeitura participam dos processos que envolvem a Zeladoria. De acordo com o presidente da Prodam, Luiz Cesar Michielin Kiel, o objetivo agora é aperfeiçoar o projeto. Pretendemos aprimorar constantemente os processos e a revisão dos serviços prestados pela Zeladoria aos demais órgãos e secretarias da prefeitura, assim como os recursos humanos envolvidos no processo e no relacionamento e democratização das informações.

Uma das tendências para o futuro é que o próprio cidadão possa colaborar, se tornando oficialmente um Zelador da cidade, enviando, através de seu smartphone ou tablet, informações, fotos ou vídeos de uma ocorrência identificada, como um bueiro sem tampa ou um poste caído, por exemplo. Deste modo, a intenção é permitir resposta em tempo hábil e com isso melhor qualidade de vida do cidadão, afirma Sergio Thompson-Flores, CEO da Módulo.

O Diretor da Prodam, Odemil José Camargo, destaca ainda que a atuação integrada de profissionais da Prodam, da prefeitura e da Módulo na implantação e na operação da Central de Zeladoria foi fundamental para o sucesso do projeto. [Site: www.modulo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira