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17/11/2012 - 06:58

Ampla encerra terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 55 milhões, aumento de 162,6%

Ebitda alcança R$ 185 milhões, alta de 17,2%. Desempenho deve-se, principalmente, ao aumento do mercado da distribuidora, de 2,7%.

Niterói – A Ampla, distribuidora de energia que atende a 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, registrou lucro líquido de R$ 55 milhões no terceiro trimestre deste ano, 162,6% maior do que o obtido em igual período de 2011. O Ebitda alcançou o montante de R$ 185 milhões de julho a setembro, um acréscimo de 17,2%. Com este resultado, a margem Ebitda da companhia ficou em 21,47%, alta de 1,51 ponto percentual na mesma comparação.

O volume de energia vendida e transportada pela Ampla entre julho e setembro atingiu o montante de 2.482 GWh, o que representa um incremento de 5,5% em relação ao volume registrado em igual intervalo de 2011, de 2.353 GWh. O desempenho deve-se ao crescimento de 2,7% no mercado da distribuidora, que fechou o período em 2.691.042 unidades consumidoras. Nos últimos 12 meses, a Ampla investiu R$ 180 milhões para conexão de novos clientes.

Ao todo, a distribuidora registrou acréscimo de 70.095 consumidores à sua base comercial. O aumento observado entre os períodos analisados está concentrado na classe residencial (convencional e baixa renda, conjuntamente), com mais 43.838 novos consumidores. O transporte de energia para os clientes livres na área de concessão da companhia também cresceu, atingindo 384 GWh, 15,3% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2011, de 333 GWh.

Perdas -A Ampla registrou índice de perda de energia elétrica de 19,44% nos 12 meses encerrados em setembro, uma redução de 0,43 ponto percentual em relação às perdas registradas em igual período do ano passado, de 19,87%. O resultado é reflexo, principalmente, da estratégia bem sucedida da companhia de combate ao furto de energia. Nos últimos 12 meses, foi investido o montante de R$ 173 milhões para redução das perdas.

Indicadores de qualidade-O indicador de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) encerrou setembro em 17,13 horas, enquanto a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) ficou em 8,72 vezes. Os desempenhos representam melhorias de 14,8% e 18,4%, respectivamente, em relação a igual período de 2011. A redução dos indicadores é resultado do investimento realizado pela Ampla nos últimos 12 meses para melhorar a qualidade do sistema, de R$ 80 milhões.

A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa Endesa Brasil, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia.

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