Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2012 - 07:25

Simplás presente em missão a Cuba


Diretores do Sindicato puderam conhecer o mercado cubano e como funcionam as relações comerciais no país.

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho – Simplás esteve presente de 2 a 4 de novembro, em uma missão governamental, institucional e empresarial do Rio Grande do Sul à República de Cuba. Representaram o Sindicato, os diretores Lourenço Stangherlin e Ricardo Polo.

De acordo com Stangherlin, o objetivo da missão foi aproximar compradores de Cuba do mercado da Serra Gaúcha, em especial o do segmento plástico, e oferecer aos associados do Sindicato as oportunidades que ele está tendo. “Muito do que produzimos aqui falta lá, então o objetivo foi conhecer o mercado daquele país, trocar informações e com isso aproximar o Brasil de Cuba, já que o Rio Grande do Sul tem muito potencial”.

Conforme o diretor, a importância da missão está primeiramente em conhecer a relação que o Brasil tem com Cuba. Segundo, em conhecer o mercado daquele país e as oportunidades para a venda de produtos, troca cultural e de tecnologias, e instalação de indústrias, que promete ser ampliada. “O Rio Grande do Sul é o Estado que mais tem oportunidades em Cuba nesse momento, muito pela sua indústria em desenvolvimento e em decorrência da nova política daquele país de abertura de serviços”, destaca.

Sobre a experiência, o diretor ressalta o conhecimento sobre o Porto de Mariel, local estratégico para a exportação para outros países, que possibilitará além do desenvolvimento do país, o do Brasil, que tem preferência no mercado da região.

Para Ricardo Polo, o objetivo da missão foi uma maior participação de empresas do Rio Grande do Sul, na Feira La Havana, divulgando o estado e o que aqui se produz, e ainda, como mencionado por Stangherlin, a visitação ao Porto de Mariel, do qual o Brasil é um parceiro na construção e que se tornará um ponto estratégico para o comércio no mar do Caribe.

A experiência de visitar o país, segundo ele, foi muito interessante, na medida em que Cuba ficou com um mercado fechado por muito tempo, e agora começa a abri-lo para o mundo. “Há uma necessidade de consumo do povo muito grande. Lá tudo ainda é muito controlado. Na agricultura para se ter uma ideia existe mais de 100 mil juntas de boi para o trabalho, internet a população comum não tem acesso, o povo depende do governo para quase tudo”, observa.

Conhecendo Cuba-A República de Cuba, doravante apenas Cuba, é a maior ilha nas Antilhas, fazendo fronteira apenas com a Base Naval de Guantánamo, que pertence aos Estados Unidos. É uma república socialista, com apenas um partido, o Partido Comunista de Cuba (PCC), e um órgão supremo, a Assembleia Nacional do Poder Popular.

No país, o setor de serviços responde por cerca de três quartos do Produto Interno Bruto, sendo o turismo a principal atividade. Em seguida, a indústria representa 20,8%, com destaque para os setores de processamento de alimentos e açúcar; refino de petróleo; energia elétrica; produtos industriais e de consumo leve; produtos farmacêuticos e de biotecnologia.

Na agricultura, com participação de apenas 4% no PIB, as principais culturas são: tabaco, café, arroz, feijão, carne, legumes, frutas cítricas e cana-de-açúcar. Cuba também é rica em recursos naturais, tais como níquel, cobalto, ferro, cobre, sal, manganês, madeira, petróleo e gás natural. O país adota um sistema de câmbio duplo, baseado em um peso conversível e outro – o peso cubano – restrito a transições domésticas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira