Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2007 - 09:25

Rei do Mate é a 5ª maior rede franquia de alimentação do Brasil

Como a mudança de grão e a profissionalização dos equipamentos tornaram o rei do mate reconhecido como uma das melhores cafeterias do país. Parceria entre a rede, Café do Centro e Italian Coffee dobrou a venda de xícaras de café nas lojas.

Há quatro anos, a rede de cafeterias Rei do Mate vendia 125 mil xícaras de café por mês. O número, apesar de alto, ainda estava longe de agradar os executivos da empresa. O mate – carro-chefe da marca – trazia prestígio à cadeia, mas o café ainda precisava de reforços. Para que isso se tornasse possível, a rede procurou entre seus fornecedores, alguém que tivesse expertise para participar da elaboração de um projeto abrangente para consolidar o café no Rei do Mate. A Italian Coffee, que na época fornecia máquinas de café espresso para cerca de 60% das lojas da rede, foi a escolhida.

Com a iniciativa, a Italian Coffee teve carta branca para substituir e modernizar todas as máquinas de espresso utilizadas no Rei do Mate. Uma barista foi indicada para reformular o cardápio e incorporar outras bebidas à base de café. O grão também foi modificado, assim como a busca por qualificação dos funcionários. O resultado foi um crescimento de 100% nas vendas de café, com uma média atual de mais de 250 mil xícaras/mês e o posto de primeira franquia brasileira a ter cardápio e serviço de barista incluso nos serviços. Hoje, as máquinas da Italian Coffee estão presentes em 100% das unidades do Rei do Mate.

O Grão - Para que o Rei do Mate se firmasse no ramo de cafeterias, uma das etapas foi a migração do grão tradicional para um grão gourmet – mais encorpado, menos ácido e mais saboroso. A rede firmou então uma parceria com o Café do Centro – tradicional torrefadora de cafés especiais e gourmet do país.

“Foi um longo processo até estabelecermos a parceria com o Rei do Mate. Quando finalmente acordamos, além de oferecer um grão com uma qualidade melhor, contribuímos com a reformulação e ampliação do cardápio de bebidas e drinks à base de café”, comenta Rafael Branco Peres, sócio diretor da Café do Centro. Atualmente, o Rei do Mate conta com uma carta de mais de 20 opções entre cappuccinos e bebidas que levam o grão.

Novas Máquinas e treinamento - Um café de qualidade superior pediu maior cuidado no momento de tirar a bebida. Com isso, o Rei do Mate investiu na profissionalização das máquinas de espresso e reafirmou sua aliança com a Italian Coffee. O investimento em equipamentos melhores trouxe junto uma demanda por especialização.

A Italian Coffee passou a oferecer treinamento constante aos funcionários do Rei do Mate. Aulas teóricas sobre a origem do café, o modo como tirar uma xícara, fazer drinks e capuccinos, conservação do grão e o ritual para tirar um espresso perfeito são ensinamentos passados continuadamente em toda cadeia Rei do Mate, em treinamentos que funcionam em esquema de rodízio: quando toda a rede completa uma etapa o treino recomeça de outro ponto.

“A mudança de grão exige qualidade no momento de tirar o café. Por isso, a profissionalização que a Italian Coffee trouxe à rede foi tão importante. É fundamental que o funcionário reconheça o produto que está lidando e saiba a importância da técnica ideal no momento de servir o cliente”, destaca Rodrigo Cordeiro, diretor de Marketing da Italian Coffee.

O saldo - Investir na mudança estrutural trouxe ao Rei do Mate o posto de 2ª cafeteria do Brasil. Hoje, quando um cliente olha para uma das lojas da marca, ele reconhece não só a maior cadeia de chás do Brasil como também um local onde pode apreciar um café de qualidade.

“Buscávamos crescer no segmento de cafés e reestruramos a rede para isso. O investimento total valeu a pena, porque conseguimos dobrar o número de venda de cafés no Rei do Mate. Nossa meta agora é continuar crescendo no setor e nos manter atualizados, oferecendo sempre mão de obra capacitada e qualidade de produtos para o consumidor final”, completa Antonio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate.

Para Italian Coffee, ter implantado o novo direcionamento do café no Rei do Mate foi uma conquista. Além da fidelização do cliente, o posicionamento na rede rendeu mais visibilidade e credibilidade à marca. Hoje, mesmo com a liberdade de escolha do franqueado - que pode optar por outro fornecedor - a Italian Coffee está presente em todas as unidades da rede e acompanha o crescimento da franquia.

Rei do Mate - A empresa é a 5ª maior rede franquia de alimentação do Brasil em número de lojas e a 2ª maior cafeteria também em unidades de ponto de venda. A perspectiva para o ano de 2007, é que o Rei do Mate abra cerca de 35 unidades até o final do ano, chegando a 240 unidades em operação. | www.reidomate.com.br

Café do Centro - A Café do Centro – uma das principais produtoras de Café Gourmet e Especial do país – disponibiliza Cafés Especiais de várias regiões diferentes, como Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Está presente na carta de lugares sofisticados, como o D.O.M, A Bela Sintra e La Tambouille.| www.cafedocentro.com.br

Italian Coffee - Italian Coffee, líder nacional em máquinas de café expresso, iniciou suas atividades em 1988. A empresa tem sua atuação focada em Máquinas Profissionais e em Vending Machines. As primeiras são utilizadas por estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Já as vending machines (de auto-serviço) são direcionadas ao uso corporativo. Em 2006, a empresa atingiu uma base de 10 mil máquinas instaladas. | www.italiancoffee.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira