Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2012 - 07:25

Empresas familiares no Brasil apresentam crescimento maior do que a média mundial, mostra pesquisa da PwC

A principal preocupação das empresas familiares brasileiras no próximo ano é a dificuldade de recrutar mão-de-obra qualificada e inovar.

Brasília - No Brasil, 77% das empresas familiares registraramcrescimento nos últimos 12 meses, enquanto globalmente esse percentual foi de 65%, é o que revela apesquisa “PwC Family Business Survey 2012”, realizada pela PwC em todo o mundo. O estudo apontaque 18% das companhias entrevistadas no país visam crescer de forma rápida e agressiva nos próximoscinco anos, enquanto no mundo este índice é de 12%.

“As empresas familiares brasileiras tiveram desempenho melhor do que as companhias pares nomundo. O estudo aponta que a tendência é de crescimento no futuro: entre os que almejam crescer,96% estão confiantes que vão alcançá-lo”, destaca Carlos Mendonça, sócio da PwC Brasil e líder deserviços de consultoria para pequenas e médias empresas.

O principal desafio para alcançar este crescimento, pontua Carlos Mendonça, é a inovação e atraçãode talentos. A dificuldade de recrutar mão-de-obra qualificada, por exemplo, é apontada por 45%das companhias como a principal demanda interna nos próximos 12 meses – há dois anos, 63%das empresas no país apontaram essa dificuldade. Outros pontos de atenção mencionados foramreorganização interna (27%); fluxo de caixa e custos (25%); e desenvolvimento de produtos (24%).Externamente, os fatores que mais trarão desafios para as empresas no próximo ano são as condiçõesde mercado (68%), competitividade (43%) - tanto em preço quanto em número de competidores - e aspolíticas governamentais/regulamentações (32%).

O estudo também buscou mapear as expectativas com relação às exportações e mostra que asempresas familiares também esperam um aumento nas exportações nos próximos anos, mas, nesteponto, o crescimento esperado está abaixo da média mundial. “Sobre novos mercados, as empresasfamiliares no Brasil pensam em expandir as exportações no continente americano (63%) e para aÁsia/ Pacífico (26%)”, destaca. Já no processo de internacionalização, competitividade e recrutamentoocupam as primeiras posições nos desafios centrais nos próximos cinco anos, mencionados por 35% e32% das companhias.

Vantagens e desvantagensAs empresas geridas por famílias no Brasil apontam algumas vantagens competitivas sobre aquelasque não o são, como agilidade e velocidade na tomada de decisões, continuidade e habilidade paravisões de longo prazo e manutenção de valores. Por outro lado, sucessão, conflitos familiares edisputas estão entre os fatores de maior desvantagem.

“A pesquisa também revela que as empresas não estão convencidas de que o governo reconhece aimportância de negócios deste tipo. Há um sentimento de que é preciso fazer mais, como melhorar oacesso ao capital para investimento e aspectos como exportação e governança corporativa”, destacaCarlos Mendonça. Outro ponto que merece destaque é relativo a sucessão, as famílias considerampassar o negócio para a próxima geração, mas no Brasil, uma grande parte (59% versus 25%globalmente) pensam em transferir a ‘propriedade’, mas não a gestão dos negócios.

Para o estudo, a PwC consultou, entre junho e agosto deste ano, quase dois mil executivos de 28 países,localizados na Europa, Oriente Médio, Américas e Ásia-Pacífico. No Brasil, foram consultadas 100empresas familiares. O estudo completo, com gráficos de apoio, no site [http://www.pwc.com/gx/en/pwc-family-business-survey/index.jhtml].

Pesquisa da PwC revela que, no Brasil, 77% das empresas familiares registraram crescimento nos últimos 12 meses, enquanto globalmente esse percentual foi de 65%.

Empresas familiares no Brasil apresentam crescimento maior do que a média mundial.

Perfil da PwC-As firmas do network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o valor que eles buscam. Somos umnetwork de firmas que atuam em 158 países com 169.000 profissionais que se dedicam a prestar serviços dealta qualidade em auditoria, consultoria tributária e de negócios.[www.pwc.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira