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22/11/2012 - 07:32

Consumidores preferem combinar compras online e offline

Os comportamentos de compras em lojas físicas e em lojas virtuais estão criando um novo fenômeno: as compras in-line. 27% dos proprietários de smartphones do Brasil usam seus telefones para fazer pequenos pagamentos e baixar cupons de sites de compras coletivas .No Brasil, a proporção de usuários de internet com celulares é de 51% homens e 49% mulheres, sendo que 8% já utilizam o celular para fazer compras, onde a maioria são mulheres.Os varejistas podem se beneficiar do entendimento de que os clientes fazem compras movidos pelo humor e querem combinar os benefícios das compras tradicionais e online

Na Sociedade Conectada de hoje, em que as pessoas dividem a sua atenção entre o mundo físico e a internet – muitas vezes inconscientemente –, logo não terá mais sentido falar sobre online e offline como duas realidades separadas. As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet 24 horas por dia – cerca de 40% dos usuários de smartphones de todo o mundo entram online antes mesmo de se levantar – e o aumento explosivo no uso de apps móveis também impacta o comportamento de compras.

Este é o cenário descrito no relatório sobre comportamentos de consumo In-Line Shopping, produzido em conjunto pelo Instituto de Estudos sobre o Futuro de Copenhagen e pelo ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson (NASDAQ: ERIC). O relatório, que usa dados pesquisados em diversos países, incluindo o Brasil, em 2012, revela que os smartphones já têm um papel fundamental na experiência de compras. Quatro em cada dez proprietários de smartphones nos EUA usam seus telefones para fazer pequenos pagamentos, escanear códigos de barras de produtos ou baixar cupons.

O relatório identifica um fenômeno que pode ser descrito como “in-line shopping”, e que emerge como resultado do desejo dos consumidores de combinar os melhores aspectos das compras online e offline. Em outras palavras, os consumidores querem poder ver, tocar e experimentar os produtos, comparar preços e acessar mais informações sobre o produto sem ter que entrar na fila para fazer uma compra.

Luciana Gontijo, responsável pela área de Pesquisas do ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz: “No caso do Brasil, existem três pontos que puxam o brasileiro para a compra in-line: o acesso aos smartphones, o crescente hábito de frequentar redes sociais e o estilo consumista próprio, já que os brasileiros não abrem mão de fazer pesquisa a respeito do melhor custo benefício, atrelando melhor produto ao melhor preço. Além disso, os dados do Brasil demonstram que a proporção de usuários de internet com celulares é de 51% homens e 49% mulheres, sendo que 8% deles já utilizam o celular para fazer compras online. Deste total, a maioria são mulheres, comprovando a relação natural das mulheres com as compras, sejam ela por quais meios forem”.

Para os consumidores brasileiros fazer compras já faz parte do cotidiano. Em tempos de sociedade conectada, eles querem aplicativos que tornem sua experiência de compras mais conveniente e prazerosa. Assim como as pessoas querem acesso à internet em qualquer lugar e a qualquer hora, elas também querem poder comprar algo não só pela necessidade, mas também pelo impulso, hábito natural dos brasileiros. Para os varejistas, entender e atender essa necessidade será a receita do sucesso nos próximos anos.

Em geral, os usuários de smartphones estão mais interessados em comprar online que os não-usuários de smartphones. Em oito das 12 categorias de produtos analisadas, os consumidores preferem uma combinação de compras online e offline a comprar apenas online.

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.

Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, mais de 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2,5 bilhões de assinantes.

Atuamos em 180 países e temos mais de 100.000 funcionários. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2011, a empresa gerou receitas de US$ 35 bilhões (226,9 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na América Latina ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.[www.ericsson.com/br].

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