Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2012 - 07:39

Diabetes é uma das prioridades da Medicina Preventiva da Central Nacional Unimed

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença multifatorial, que, para a maioria das pessoas, é associada ao abuso de doces. Mas é uma patologia que exige estrito controle médico e uma das principais preocupações da Medicina Preventiva da Central Nacional Unimed, sexta maior operadora de planos de saúde do Brasil. "Hipertensão e diabetes são doenças que, muitas vezes, não têm sintomas tão claros quanto. Por isso, são perigosas, devem ser evitadas, se possível, ou controladas, para que não provoquem outras moléstias, inclusive renais e cardiovasculares", adverte Mohamad Akl, presidente da CNU.

A prevalência da diabetes está aumentando em todos os continentes. De acordo com O IDF Diabetes Atlas 5Th Ed. 2011, há uma epidemia mundial. Estima-se que, em 2030, haverá cerca de 552 milhões de diabéticos no mundo, destaca Chien Yin Tsu, médica endocrinologista.

Ela explica que, de acordo com sua fisiopatologia, divide-se o Diabetes Mellitus em tipo I (em que o organismo não consegue produzir mais a insulina) e tipo II (com forte prevalência familiar).

Diabetes Mellitus II é uma doença com determinante genético, que aparece, geralmente, após a terceira ou quarta década de vida. Como a expectativa de vida nos países desenvolvidos está aumentando, observa Chien, deve ocorrer grande crescimento desta doença nos próximos anos.

O diagnóstico de DM é feito por meio da glicemia de jejum acima de 126mg/dl, em pelo menos duas medidas, porém glicemias acima de 99mg/dl já chamam atenção, pois estes pacientes são considerados pré-diabéticos, ou seja, já há uma deterioração da função pancreática em cerca de 50% nestas pessoas.

A primeira e primordial orientação para os pacientes é a dieta sem açúcar e o exercício físico.

Atualmente há uma gama de medicações, como a metiformina, as sulfas, os inibidores de DPP4, os análogos de GLP1, as glitazona,as insulinas e até mesmo a cirurgia metabólica, conhecida como cirurgia bariátrica.

A terapêutica a ser aplicada depende muito do paciente, por isso é fundamental que procure um médico para acompanhar cada caso.

Devido à idade e ao tempo de diagnóstico, devemos dar especial atenção aos idosos, acima de 60 a 65 anos, pois estes são muito susceptíveis à hipoglicemia, que pode até matar.

O bom controle do DM é essencial para evitar eventos cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o AVC, além da cegueira, neuropatia, insuficiência renal etc.

"Devemos considerar todo dia como fundamental para controlar bem o diabetes, pois o controle glicêmico evita as comorbidades que o acompanham", salienta a endocrinologista.

A Central Nacional Unimed, a Operadora Nacional dos Planos de Saúde Empresariais Unimed, fechou 2011 com um faturamento de R$ 1,5 bilhão. Hoje tem mais de um 1,2 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões brasileiras. Garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação foi o principal motivo da criação da Central Nacional Unimed em 1998.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira