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22/11/2012 - 07:59

X Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviária é conquistado pela Vale

Com o trabalho ”Material Bio-sintético – chapa de plástico para vagões”, Isaias Moreira de Freitas da Vale de Vitória (ES) foi o vencedor do X Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviária, apresentado no dia 06 de novembro, durante a abertura oficial da feira Negócios nos Trilhos 2012, que acontece até o dia 8 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O trabalho vencedor descreve sobre a substituição de assoalho de madeira de lei ou em chapa de aço por chapas de plástico reciclado do vagão plataforma para transporte de carga geral. Como prêmio, Isaias recebe uma viagem de uma semana para os Estados Unidos, para cumprir um programa de visitas às fábricas da Amsted Rail e aos pátios ferroviários da região de Chicago.

O segundo lugar ficou com o trabalho “Sistema de Drenagem de Vagão de Minério utilizando Drenos de Poliuretano”, desenvolvido por Kardilson Pereira Rodrigues, também da Vale. O trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de drenagem nos vagões para minério, minimizando os problemas enfrentados pela EFC com o grande volume de chuvas no período de janeiro a julho, que leva ao acúmulo de água nos vagões que transportam minério de ferro, causando impacto no processo de descarga.

Além dos troféus para os dois primeiros colocados, foram entregues menções honrosas para: Fábio Silva Santos (Vale), com os trabalhos “Recuperação de Assoalho Metálico de Plataformas Siderúrgicas com Produto não-metálico com Base Epoxi” e “Impermeabilização de Teto de Vagões com Manta Asfáltica”; Rogério Silva dos Santos (Vale), com o trabalho “Dispositivo para retirar e colocar Mandíbula do Engate Ferroviário”; Robson Ricardo M. Da Silva (Transferro), com o trabalho “Vagão GDH utilizando perfil plástico para revestimento”; Luiz Carlos de Almeida Mattos (Vale), com o trabalho “Limite fim-de-curso para identificação de rodeiros com friso alto”; Flávio Araújo Godoi (Onixsat Rastreamento) com o trabalho “Mochila de Dados – Onix rail Patrol; Diego Fabiano Gonçalves Mutão (VLI), com o trabalho “Seção de Freio Ferroviário 26-L; Leonardo Souza Soares (MRS), com os trabalhos “Abertura Dinâmica de Bitola – um modelo para Análise Sistêmica de Acidente Ferroviário (Estudo de Caso), Material Poliméricos para via Permanente – Dormentes: principais falhas e soluções” e “As consequências do Wheel Flat sobre a Via Permanente – ocorrências e fraturas; Felipe Hideyoshi Icimoto, da Universidade de São Paulo (USP) com o trabalho “A utilização de madeira de reflorestamento de Pinus como Dormentes Ferroviários”.

O Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviária existe desde 2003, homenageando os autores dos melhores trabalhos sobre fabricação e manutenção de material ferroviário.

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