Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2007 - 09:36

A Empresa é como um barco em alto mar

Os conceitos trabalhados no barco são idênticos aos que as empresas buscam: planejamento, motivação, espírito de equipe e liderança. É preciso preparar-se em terra antes de se lançar ao mar

São Paulo, Outubro de 2007 – Em uma expedição oceânica, o líder deve ter competência, autoridade, saber se comunicar, ter transparência, ética, ser dinâmico e saber trabalhar em equipe. Esse perfil encontrado em um líder em alto mar é o mesmo que deve ser encontrado em terra firme, dentro das empresas.

Um líder tem que ser consistente de maneira que exerça sua autoridade, para que a equipe possa confiar nele e acreditar naquilo que é feito e dito. Nos desafios empresariais, como em uma tempestade no mar, o líder sabe exatamente quais são as pessoas que estão comprometidas nas suas tarefas, que arregaçam as mangas e fazem, com vontade, a tarefa que lhe foi determinada.

A pessoa que foi designada para ser líder precisa ter coragem para tentar o que não foi realizado antes. Nenhuma equipe deseja ser guiada por alguém a quem falte coragem e auto-confiança. O líder de sucesso é aquele que ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente. É eficaz, firme, decidido, não hesita, tem objetividade, sabe elogiar com freqüência e raramente usa críticas negativas.

Além disso, o líder organiza e estimula a criação de novas idéias na equipe, eleva o dinamismo e a flexibilidade. “A bordo, cada tripulante tinha, além de suas tarefas, outras que podia participar”, diz Vilfredo Schürmann. Assim o líder promove oportunidade para que todos os membros ajudem na solução dos desafios que aparecem no dia a dia de uma empresa e não fiquem, necessariamente, “presos” apenas em suas atividades.

No entanto, o líder tem que saber o momento de mudanças não só na equipe como também nas estratégias da empresa. Se o líder achar que o rumo não é o ideal terá que modificá-lo e atualizá-lo de acordo com as novas condições. Em um barco o capitão deve sempre estar aberto a mudanças a partir de novos conhecimentos adquiridos (ventos, correntes).

“Vale ressaltar que hoje é de extrema importância gerenciar corretamente o tempo, ter uma gestão definida com foco naquilo que se pretende alcançar. O líder deve, junto da sua equipe e com muita serenidade, decidir os objetivos traçados mesmo estando em uma situação de pressão máxima. Isso nos aconteceu em algumas tempestades, em alto mar” conclui Schürmann.

A família Schürmann abordará este e outros temas em sua participação no 3º Congresso de Liderança e Empreendedorismo, que vai acontecer no dia 10 de novembro de 2007, no Hotel Transamérica. Veja a programação do evento no site www.kla.com.br

Serviço: 3º Encontro Nacional de Liderança e Empreendedorismo, dia 10 de novembro de 2007 – Sábado – das 8h30 às 20h45, no Hotel Transamérica Nações Unidas – Avenida das Nações Unidas, 18.591 São Paulo/SP | Inscrições: http://www.kla.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira