Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2012 - 08:26

“Vanessa &Virginia”

Repleta de lirismo e de tons impressionistas, o lançamento da editora Novo Século “Vanessa &Virginia” traz uma visão da delicada relação entre a escritora Virginia Woolf e sua irmã, a pintora Vanessa Bell. O romance ficcional cria um retrato vivo e belo, com grande sensibilidade e se mantém fiel ao que se sabe de fato sobre a vida destas duas grandes artistas.

Vanessa e Virginia são irmãs, melhores amigas, amargas rivais e colegas na arte. Quando crianças lutaram pela atenção da mãe rigorosa, do pai brilhante, mas difícil, e do amado irmão, Thoby. Quando jovens mulheres foram o porto seguro mútuo em um mar de mortes devastadoras, até emergirem na boêmia Bloomsbury, criando novas vidas e obras de arte inovadoras. Apesar de tudo – rivalidade, casamentos, amantes, perdas, loucura, filhos, sucesso e fracasso -, as irmãs permaneceram confidentes por toda a vida.

Embora o livro seja uma obra de ficção, ela fica dividida com a pesquisa de inúmeros críticos, estudiosos e, particularmente, com quatro extraordinárias biografias: Vanessa Bell, de Francis Spalding; Deceived with Kindness: A Bloomsbury Childhood, de Angelica Garnett; Virginia Woolf and Vanessa Belle: A Very Close Conspiracy, de Jane Dunn; e Virginia Woolf, de Hermione Lee.

“Queria recriar a aura daqueles dias. A presença controladora de Papai, o som de seus passos pelo estúdio no andar de cima, seus gemidos clamorosos e insistentes. Mamãe sentada escrevendo em sua escrivaninha, preocupada, indefinível. Visualizo a cena como se fosse uma pintura. As cores são escuras – pretas, cinza, ferrugem, bordô – com lampejos de carmesim do fogo. No topo da pintura, veem-se salpicos do céu prateado. As crianças estão ajoelhadas no fundo. Mamãe, Papai e nossos meios-irmãos George e Gerald estão atrás de nós, com suas figuras monumentais e contidas. Embora nossos rostos sejam indistintos, é possível adivinhar nosso delineamento. O braço de Thoby se estende além do meu, em busca de um brinquedo, talvez um carretel de linha ou um trenzinho de madeira. Laura se esconde trás de sua cintura, num arco protetor. Adrian, ainda bebê, está dormindo no berço. Você está no centro da pintura. E parece ter sido pintada com uma paleta diferente. Seu cabelo parece entremeado pelo vermelho do fogo, o vestido com listras do prateado céu. Você se sobressai da escuridão monótona do restante. Não consigo dizer se esse destaque lhe foi imposto, ou se é algo que você mesma buscou”.

Sobre a autora: Susan Sellers é professora de Língua e Literatura Inglesas na Universidade St Andrews. Dedicou boa parte de sua vida ao estudo e à tradução da chamada “Literatura Feminina”, além de participar ativamente do movimento de valorização da mulher ao redor do mundo. Em 2002, recebeu o Canongate Prize pelo gênero de short stories e, em 2007, o New Writing Partnership Arts Council Award por Vanessa e Virginia. [184 Páginas: 184 |Formato: 16x23 |Acabamento: Brochura |ISBN: 978-85-7679-774-6 |Preço: R$ 29,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira