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22/11/2012 - 08:58

Líderes devem influenciar empresas positivamente

Cada vez mais as empresas buscam colaboradores com características de liderança, mas qual a real importância de líderes para empresas? O líder é quem cria o ambiente de motivação e influencia os membros da equipe e os stakeholders (pessoas que são impactadas dentro ou fora de uma organização) a agirem numa determinada direção para alcançar os objetivos estabelecidos.

Em resumo, se uma empresa tem objetivos e os quer atingir este deve estar em concordância com o que pensam os seus líderes, fazendo com que sua influência seja sempre positiva. Assim, as principais características de um líder são: ser honesto, carismático, bom ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo, percebe oportunidades e estrategista.

Porém, não é só isso, a liderança dentro de uma organização ele deve ser sempre compartilhada, entre colaboradores e gestores. As características que tem que potencializar é: · Paixão pelo que se faz para que haja inspiração e entusiasmo;

· Integridade para haver confiança e engajamento, sinceridade, maturidade com base em experiências passadas e busca pela melhoria contínua;

· Curiosidade de sempre estar buscando novas informações e alternativas;

· Audácia de saber se arriscar quando necessário e posicionar sua opinião;

· Autoconhecimento, pois só olhando para dentro que o lídersaberá como agir com os parceiros e os seus limites.

Para os casos de a liderança ter reflexo negativo para empresa uma saída é apontar que tem esta característica e trabalhar como pontos de melhorias, mas nunca julgar. O segredo é focar e trabalhar nos positivos.

Se você esta pensando que não as pessoas com que trabalha não se enquadram nestas características de liderança, não precisa ficar preocupado, pois a liderança pode ser desenvolvida com base nas experiências passadas e através de ações de capacitação. Existem cursos que são focados em atividades práticas e vivenciais que ajudaram nesta habilidade interpessoal.

Por fim, o mais complicado, como reter estes profissionais? Com certeza terá que ser traçada uma estratégia e saiba, o líder não é só movido a salários como muitas organizações acreditam, eles são movidos a desafios. Eles são pessoas que buscam o crescimento e reconhecimento profissional, pois se atingirem estes objetivos dinheiro será apenas uma consequência.

.Por: Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, além de Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista - UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Innovia Training& Consulting-Conhecimento e informações de qualidade são fundamentais no competitivo mundo dos negócios, e é isso que a Innovia Training& Consulting oferece. A empresa já atua há sete anos nas áreas de gerenciamento e integração de programas de educação executiva e consultoria empresarial, possibilitando uma gestão eficaz, justa e competitiva no mercado de trabalho.

A Innovia tem como produtos cursos abertos, cursos in-company, palestras e seminários, E-learning-EAD e consultoria para empresas. A principal preocupação é oferecer produtos e programas de educação executiva que gerem resultados, afinal, tão importante quanto aprender é colocar em prática.

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