Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2007 - 09:41

Merck Sharp & Dohme desenvolve visitas virtuais a médicos para aprimorar relacionamento

De acordo com o gerente de Customer Focus, as ações pela Internet fortalecem os laços presenciais.

Reunidos para conhecer as mais inovadoras experiências que buscam conquistar e fidelizar clientes através da Internet, mais de 250 executivos participaram do III Fórum Brasileiro de Marketing de Relacionamento na Web. Organizado pelo Instituto de Comunicação e Negócios Interativos (Iconi), entidade pertencente à Febracorp - Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo, o evento foi realizado no dia 16 de outubro no WTC hotel, em São Paulo.

William Cerantola, gerente de Customer Focus da Merck Sharp & Dohme apresentou as principais iniciativas da empresa relacionadas à identificação dos clientes influenciadores de opinião e as ações estão sendo feitas para envolvê-los. "Nossos clientes são os médicos. Por isso, o objetivo é que estes profissionais não só prescrevam nossos medicamentos, mas também os indiquem aos seus colegas de profissão", explicou Cerantola.

Uma das ações para o fortalecimento do relacionamento são as visitas virtuais. Com dia e hora marcada, o médico conversa através de câmeras com um representante. "As principais vantagens são a flexibilização do tempo e das necessidades, a disseminação de conteúdos, a construção de uma pauta comum e geração de novos temas para discussão para além da pauta promocional", afirmou o gerente.

Outro case de destaque foi sobre o grupo JBS-Friboi, que desenvolveu um portal, denominado NetNegócios, com o objetivo de estreitar o relacionamento com o pecuarista. O projeto possibilita além da gestão de títulos financeiros, também o acompanhamento do histórico dos abates. "Nosso cliente pode visualizar em tempo real o peso do animal. Isto cria uma relação de transparência e valoriza nosso produto", analisou Rodrigo Gagliardi, gerente de Sistemas do grupo JBS-Friboi.

Já a Nokia, representada por seu gerente de CRM, Fernando Moulin, detalhou os principais desafios do programa de CRM da empresa. Dentre eles, estão a ausência de dados transacionais dos clientes, desenvolvimento de mecanismos de captura de dados, estabelecimento de um processo de diálogo interativo com os clientes, além da criação de peças de marketing que transmitam os valores da marca. "A Internet conta com importantes características como baixo custo, interatividade, possibilidade de mensurar resultados e universalidade de acesso, tornando-a fundamental nos processos de CRM", afirmou Moulin.

Instituto de Comunicação e Negócios Interativos – Iconi Iconi é uma associação sem fins lucrativos focada no aprimoramento dos métodos e iniciativas que englobam o Marketing e a Comunicação nos negócios, reunindo anunciantes de mídias digitais. Dentre os principais objetivos, destacam-se ações que envolvem o aprimoramento de estratégias, apresentação de regras e padrões tecnológicos, priorizando a troca de informação e conhecimento. | www.iconi.org.br

Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo – Febracorp: A Febracorp tem como missão ser uma entidade sólida e estruturada com foco em educação e nas necessidades iminentes do mercado e da sociedade, ajudando no desenvolvimento do Brasil. Dentre as ações, destacam-se: oferecimento de programas de educação para as empresas, desenvolvimento de capital humano, promoção da integração corporativa e dos negócios e exercendo o papel sócio-pólitico-econômico como formador de opinião. | www.febracorp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira