Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2012 - 06:54

Comissão entrega Diplomas Zumbi dos Palmares


"O negro precisa ser respeitado como qualquer outro". Com esta frase, o presidente da Comissão de Combate às Descriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Xandrinho (PV), deu início à solenidade de entrega do diploma Zumbi dos Palmares, no dia 21 de novembro (quarta-feira),, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Entre os homenageados, figuras ilustres como João Cândido, o "almirante negro", que recebeu a honraria post mortem. "A importância do evento de hoje é ajudar a combater a descriminação. Estamos passando por um momento ímpar da nossa sociedade, quando o ministro Joaquim Barbosa se prepara para assumir a presidência da corte mais alta desse País; um negro de extrema competência", comentou Xandrinho.

Outro homenageado foi o ex-deputado federal Carlos Alberto de Oliveira, mais conhecido como Caó, criador da Lei 7.716/89. A norma, conhecida como Lei Caó, classifica o racismo como crime inafiançável, passível de punição com prisão de até cinco anos e multa. Presente à solenidade, ele destacou a presença definitiva de Zumbi dos Palmares na História do Brasil. "Eu me sinto muito gratificado em poder estar aqui e poder comemorar o heroísmo e a saga de Zumbi dos Palmares. E também estou feliz por comemorar a importância do nome do Almirante João Cândido, que foi realmente o primeiro a se levantar contra as torturas. Viva Zumbi dos Palmares", celebrou Caó.

Filho de João Cândido, Adalberto Cândido também compareceu à sessão solene, para receber a homenagem em nome do pai. João Cândido foi líder da Revolta da Chibata e teve sua anistia concedida recentemente, no ano de 2008, após 39 anos de sua morte. "É uma honra receber essa homenagem na semana Zumbi e João Cândido. Amanhã fazem 100 anos do fim da chibata, em 1912. Se ele estivesse vivo, teria 132 anos. Ele não aceitava os castigos impostos na Marinha e por isso é uma honra receber essa homenagem", concluiu. A data é considerada de grande importância histórica, devido ao reconhecimento que dá à luta por liberdade de Zumbi dos Palmares. "Desde Zumbi até hoje muitos heróis negros anônimos travaram a mesma luta contra o preconceito e a favor de seus direitos. Também devemos reverenciar essas pessoas", afirmou o deputado Luiz Paulo (PSDB), que também participou da solenidade.

Foram homenageados o presidente nacional do Centro de Tradições Afrobrasileiro (Cetrab), professor Marcelo Monteiro, o jornalista e coordenador da Rádio Nacional, Marcos Gomes; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro no Rio de Janeiro (Condedine), Dulce Vasconcellos; o representante do Clube Renascença, José Evangelista; Milton Daime, Neia Daniel, Paulo Santos, Iedo Ferreira, Almir Aguiar, Ubiratan Ângelo e Januário Garcia. Além de João Cândido, Abdias do Nascimento, Vera Mendes, Mário Gusmão e Leila Gonzalez receberam homenagens post-mortem. A solenidade contou, ainda, com apresentações musicais e declamação de poesias tradicionais africanas, além da presença de estudantes do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, localizado no bairro de Santa Teresa. | .Bárbara Souza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira