Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2007 - 09:43

Alunos de escolas municipais de Duque de Caxias visitam a CowParade

Cerca de 20 alunos do ensino fundamental de duas escolas municipais de Duque de Caxias vão conhecer a maior e mais divertida exposição de rua do mundo, a CowParade. Inseridos no programa Tonomundo, do Oi Futuro – instituto de responsabilidade social da Oi – os alunos da Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira e da Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu terão a oportunidade de visitar neste domingo a mostra que está movimentando a cidade.

Os jovens participam de um trabalho colaborativo desenvolvido pelo Tonomundo com o Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Nat_Eav). O programa denominado Ensino_Arte_Rede tem como foco o uso de novas tecnologias de comunicação – redes virtuais e mídias móveis – e sua influência na vida cotidiana e na arte contemporânea. O objetivo é introduzir esses jovens no universo de produção da arte contemporânea numa interface com as novas tecnologias de comunicação digitais e móveis.

Durante a visita, os jovens irão fotografar as vacas em fibras de vidro com as câmeras dos celulares utilizados nas aulas. As imagens capturadas serão disponibilizadas em um ambiente virtual criado especialmente para o programa. As fotos também serão inscritas pelos alunos via MMS no concurso de fotografia FLAGRA promovido pela Oi, que vai premiar com uma miniatura das vaquinhas os três melhores cliques sobre a mostra espalhada pela cidade.

CowParade - Trazida para o Rio de Janeiro pela Oi, a CowParade – mostra de vacas em fibra de vidro pintadas por vários artistas e que ficam espalhadas pelos pontos mais movimentados de uma cidade – já foi vista por mais de 100 milhões de pessoas, em pelo menos 37 cidades em todo o mundo. No Brasil, já passou por Belo Horizonte, São Paulo.

Com o patrocínio à exposição, a Oi reafirma o objetivo de associar sua imagem à inovação e irreverência, atributos também identificados no evento. A empresa adotou 37 vacas, incluindo 6 esculturas diferenciadas. Para transformar estas 6 vacas de fibra de vidro em obras de arte a Oi indicou artistas parceiros de projetos culturais e sociais apoiados pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da empresa.

A CowParade já é considerada um fenômeno da responsabilidade social por arrecadar US$ 11 milhões para projetos sociais e já virou febre no mundo inteiro. Existem cerca de 160 miniaturas de vacas que são comercializadas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia e colecionadas por milhares de pessoas.

Tonomundo - O Tonomundo é um programa de inclusão digital do Oi Futuro que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes. Desde 2000, o Tonomundo (www.tonomundo.org.br) atua em localidades com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) em parceria com a Escola do Futuro da USP e conta com a chancela da UNESCO para projetos que apresentem uma transformação social. O programa atua com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas on line, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola. A metodologia do Tonomundo já foi universalizada e implementada como política pública em Pernambuco, Sergipe, Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE) e Itaituba (PA). Este ano, o Tonomundo levará a sua metodologia para escolas de Moçambique.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira