Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2012 - 08:05

Divulgação e indexação: três passos para um site bem sucedido

O mercado é constantemente abastecido por ferramentas que permitem, mesmo ao usuário mais leigo, criar sites bem formatados e organizados. São plataformas que trazem autonomia, permitindo que as páginas sejam criadas e mantidas por quem não possui conhecimento prévio. Elas facilitam a criação e o desenvolvimento do layout, mas um desafio ainda se mantém: como garantir o fluxo de visualizações?

Não adianta se preocupar apenas com o conteúdo – ainda que ele seja essencial para o sucesso da página – se você não souber atrair e manter o interesse de quem acessa. Para que isso aconteça de forma efetiva, existem três passos que podem facilitar o processo:

Seja encontrado: Em primeiro lugar, seu site precisa ser achado. Essa tarefa pode não ser tão fácil quanto parece, pois o desafio de quem mantém a página é justamente fazer a ponte entre quem procura algo e esse conteúdo. Para isso, ela precisa ter uma boa relevância nos mecanismos de busca, uma vez que os sites que aparecem nas primeiras posições recebem mais cliques.

Para aumentar a indexação nos sistemas de pesquisa você pode adotar algumas estratégias de otimização do site para que ele seja melhor compreendido. É importante lembrar que nenhum “truque” pode garantir que seu website estará bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, mas alguns cuidados podem aumentar a probabilidade de que isso aconteça. Os algoritmos que, de fato, definem a ordem dos resultados são guardados a sete chaves pelas empresas que controlam os buscadores.

O uso de tags (palavras chave), por exemplo, é muito efetivo, principalmente se elas forem aliadas a URLs claras e adequadas aos padrões da web. Você pode fazer isso através dos Slugs – termo usado para definir a criação de um endereço que crie identificação de forma mais clara e intuitiva de um conteúdo publicado na web. Ou seja, você pode formatar o link da página para que ele apareça na barra de endereços combinando o nome do site com o título do post – ao invés do arranjo de letras e números gerado automaticamente pela página.

É importante que o site deixe claras as palavras chaves que definem a temática de cada post. O número de vezes que o vocábulo é repetido também pode facilitar para que ele seja associado a certo tema – mas cuidado ao tentar enganar os mecanismos de busca, pois eles são preparados para identificar trapaças: se você repetir a palavra muitas vezes desnecessariamente, o buscador pode perceber e, consequentemente, rebaixar o link no ranking.

Mantenha a qualidade e a frequência do conteúdo - A qualidade do conteúdo é o requisito básico para que a pessoa visite sua página, para que ela permaneça depois de encontrá-la em um buscador e, principalmente, para que ela retorne por conta própria depois. Manter o site sempre atualizado também se faz fundamental para perpetuar a presença do usuário: quem encontra o mesmo conteúdo na segunda ou terceira vez que entra no endereço, não costuma retornar.

Tenha bons contatos: Não se esqueça de que manter um relacionamento bem sucedido com outros sites da área pode ser produtivo para aumentar o seu número de acessos. Essa permuta pode culminar na troca de divulgação e usuários – dados muito valiosos quando se trata de certos nichos. Além disso, a quantidade de links que apontam para a sua página (e a qualidade desses sites) também fazem a diferença na hora em que um site de buscas define a importância da sua página. A troca de indicações entre pessoas da área se faz bastante importante nos momentos iniciais da divulgação da página – lembre-se que de nada adianta ter uma loja muito boa, se ela estiver no décimo andar e você não avisar os seus clientes disso. Para o site, funciona o mesmo raciocínio.

. Por: Cristiano Mendes, Gerente de Marketing e Vendas da KingHost, empresa brasileira de hosting, com mais de 200 mil sites hospedados para cerca de 55 mil clientes.

Perfil da KingHost (www.kinghost.com.br) - Presente no mercado desde 2005, a KingHost é a terceira maior empresa brasileira de hosting, com mais de 200 mil sites hospedados para cerca de 55 mil clientes. Ao longo de sua trajetória, a empresa implementou várias soluções inéditas no Brasil para hospedagem compartilhada, entre elas destaca-se a ativação do IPv6 para toda a sua base de clientes, protocolo que dará continuidade à Internet.

Sediada em Porto Alegre (RS), com data centers também em Cotia (SP) e Curitiba (PR), a KingHost presta serviços de streaming de áudio e vídeo e hotspots wireless, além de hospedagem compartilhada, planos específicos para desenvolvedores e projetos personalizados na área de soluções corporativas, incluindo cloud computing e servidores dedicados e semidedicados

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira