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24/11/2012 - 08:09

Cinco paradigmas de uma empresa sedentária

Sabemos que sedentarismo faz mal, mas não só para a saúde das pessoas. No mundo corporativo a acomodação e a falta de disciplina também são prejudiciais para o futuro dos negócios. Entrar na zona de conforto por ser bem sucedido representa uma perigosa armadilha. Sim, o sucesso “engorda”!

É preciso estar atento ao ambiente à sua volta, à situação econômica, ao seu segmento de mercado, ao que os concorrentes estão fazendo, aos feedbacks da equipe e principalmente dos clientes. Estes são apenas alguns fatores que podem pegar de surpresa desde uma startup até empresas consolidadas. Há inúmeros casos de empresas que tiveram que se reinventar, tirar produtos de linha, mudar de cara, nome e em casos extremos acabaram falindo por não terem antecipado crises ou por terem se acomodado.

Seguem abaixo os cinco principais paradigmas de uma empresa que está sedentária e precisando urgentemente se mexer:

1) “As coisas funcionam assim há muitos anos”.

Vivemos uma nova realidade. O mundo globalizado, as novas tecnologias e a velocidade das informações estão transformando comportamentos, atitudes e a maneira de as empresas atuarem. Os líderes e os negócios que não se adaptarem a esse novo contexto dificilmente sobreviverão.

2) “Agora que temos um grande produto não precisamos ir atrás de clientes, os clientes é que virão atrás de nós”.

Ter um ótimo portfólio de produtos é um grande diferencial, mas estes produtos não são eternos. É fundamental não tratar clientes e fornecedores com arrogância, pois a concorrência não está dormindo e novos produtos são inventados todos os dias.

3) “Já que sou chefe, posso chegar mais tarde e sair mais cedo. Tenho equipe para isso”.

Quando os líderes começam a dar maus exemplos, a disciplina desaba e junto com ela vêm os maus resultados.

4) “O cliente ficou insatisfeito? Faz parte. Há empresas onde a insatisfação é muito maior”.

Além de gerar uma péssima tolerância com o erro, este pensamento subestima a capacidade de mobilização de clientes insatisfeitos, destruindo a reputação de muitas empresas. As redes sociais estão aí para provar.

5) “Não me preocupa o fato das pessoas não pararem na empresa. Saiu contratamos outro.”

O turnover exagerado é grave e representa literalmente uma perda de massa crítica. Uma empresa que não retém seus funcionários dificilmente fideliza clientes.

O final do ano está chegando e é um ótimo momento para você analisar se sua empresa não está “sedentária”. Se o ano foi ótimo, parabéns! É um grande motivo para se manter em forma e ter um 2013 ainda melhor. Se foi mal, vale a pena se mexer para consertar o que for preciso, ganhar competitividade e não ficar refém de imprevistos.

Assim como ninguém é demitido do dia para a noite, nenhuma empresa quebra ou tem sucesso de maneira repentina. É fundamental permanecer fora da zona de conforto e trabalhar para manter a boa forma dos negócios.

. Por: Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente. | www.eduardoferraz.com.br | www.facebook.com/eduardoferrazconsultor

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