Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2012 - 08:24

Grupo BIOFAST recomenda exames regulares para avaliar o colesterol

Para a realização do procedimento é necessário respeitar as restrições recomendadas pelo médico antes da coleta sanguínea

O Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, orienta a população para a realização do exame de sangue que identifica os índices de colesterol. Segundo o diretor de Operações do Grupo BIOFAST, Maurício Viecili, o paciente deve se informar no laboratório para obter as informações sobre as restrições necessárias de preparo, bem como o tempo ideal de permanência em jejum.

Muitos pacientes ficam com dúvida durante o jejum, como por exemplo, se é permitido beber água. Para Viecili, a pessoa pode e deve tomar água: “A água hidrata e promove um grau leve de saciedade, diminuindo consideravelmente o nível de estresse na pré-coleta do sangue, seja por medo da agulha ou até mesmo pela preocupação com o resultado dos exames”.

Para a realização dos exames de triglicérides, colesterol e suas frações, HDL e LDL, o jejum deve ser prolongado (12 horas), além da abstinência alcoólica, para a correta realização e interpretação dos resultados. O exame de triglicérides, por exemplo, é simples, mas de complexo entendimento, o que significa que é uma avaliação extremamente sensível às variações alimentares. “A não observação do jejum prolongado (12 horas) e abstinência alcoólica, podem levar a resultados adversos”, afirma Viecili.

Algumas patologias são possíveis de identificar a partir do resultado de um exame de colesterol com base no perfil lipídico ou estudo do colesterol que, neste caso, inclui a dosagem dos triglicérides, um dos exames comumente solicitados. “A correta interpretação das informações obtidas definem condutas clínicas importantes para evitar ou tratar situações como, por exemplo, a hipertensão, diabetes e doença vascular”, esclarece o diretor.

As frações do colesterol são conhecidas popularmente como colesterol “bom” e “ruim”. O colesterol considerado “bom” é a fração HDL e o “ruim” é o VLDL, ambos são lipoproteínas que circulam na corrente sanguínea e que contribuem de forma protetora ou lesiva no endotélio vascular – a parede interna dos vasos sanguíneos.

Durante a triagem, o paciente deve informar se está fazendo uso de algum medicamento, não somente dos remédios ingeridos, como também a dosagem e os horários em que são administrados. Com essas informações, cuidadosamente destacadas, os laboratórios podem, por meio de dados fornecidos pelos fabricantes e pela indústria farmacêutica, detectar os efeitos das drogas nos exames, evitando possíveis alterações nos resultados. É importante lembrar que até o uso frequente de cosméticos deve ser informado, pois vários deles contêm substâncias que podem interferir na análise.

Grupo BIOFAST-Fundado em 2002, o Grupo BIOFAST é uma empresa 100% brasileira que está entre as principais redes de laboratórios de análises clínicas do País. Em 2007, sob nova gestão, o Grupo assumiu a missão de prestar serviços acessíveis em medicina diagnóstica. Sinônimo de cordialidade, respeito e boa vontade, o Grupo BIOFAST se posiciona como “a nova geração de laboratórios”.

O grupo tem como principal objetivo prestar serviços laboratoriais de forma precisa e ágil, unindo qualidade e preços acessíveis com ferramentas de gestão de auxílio aos clientes, como o Programa de Qualidade Total, que envolve processos pré-analíticos e campanhas de incentivo. Por meio de um atendimento humanizado e cordial, a empresa procura desempenhar um papel social relevante, contribuindo para o bem-estar geral. O respeito pelo cliente é um dos valores mais importantes para o Grupo BIOFAST.

Desde sua criação, a empresa vem conquistando experiência, reconhecimento e uma estrutura cada vez mais equipada para atender seus clientes. Projetado com as mais recentes novidades tecnológicas do setor, alia os benefícios da economia de escala sem abrir mão de uma qualidade ímpar.

O Grupo BIOFAST tem a sua excelência comprovada pelos principais institutos e organizações de acreditação da área de saúde, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (PALC).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira