Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2012 - 09:01

Trevisan adota novo modelo de MBA

A Trevisan Escola de Negócios redesenhou seus programas de MBA para 2013 a partir do projeto ThinkMBA. “O trabalho de revisão visa atender à dinâmica de mercado, que exige avaliação periódica de conteúdo, foco e método”, explica o diretor da instituição, Fernando Trevisan.

“Todas as escolas estão sendo desafiadas a seguir o ritmo que o mercado apresenta. A pergunta colocada hoje pelas empresas é “para que serve o seu MBA?”, aponta Olavo Furtado, coordenador de pós-graduação da Trevisan. A proposta para 2013 baseia-se no conceito defendido no livro “Rethinking the MBA”, lançado por um grupo de acadêmicos de Harvard (Srikant Datar, David Garvin e Patrick Cullen) e aplicado como modelo da reforma curricular naquela instituição no ano passado, a primeira em mais de 100 anos de sua existência.

O projeto ThinkMBA Trevisan começou a ser elaborado em janeiro de 2011, quando o conceito foi decodificado e adequado ao ambiente educacional e de negócios do Brasil. Segundo Olavo, foram consideradas as diferenças entre público-alvo, cultura organizacional e foco dos profissionais brasileiros.

A elaboração da proposta demorou cerca de 12 meses. Em julho de 2012 foram apresentadas as conclusões e novas diretrizes que envolvem quatro pilares: Propósito, Conteúdo, Arquitetura e Pedagogia. Todos os cursos de MBA da instituição estarão adaptados a partir de janeiro de 2013.

O “Propósito” considera o público-alvo do MBA da Trevisan Escola de Negócios formado por profissionais de média gerência de grandes empresas e gerentes de pequenas e médias empresas. Os cursos devem propiciar aplicação imediata do aprendizado, além de fortalecer no perfil profissional habilidades específicas como análise de balanço contábil; boa comunicação; relacionamento (networking), pensamento estrategicamente; compreensão da razão por trás das ações e senso ético.

O pilar “Conteúdo”, que dá base ao conceito, determina que todo curso deve ser dividido em três tipos de disciplinas, com a seguinte distribuição: 50% técnica, que forma a “personalidade” do curso (knowing), 25% de aplicação prática (doing) e 25% de reflexão (being). A formação pode ser ampliada por meio de um módulo internacional opcional. A Trevisan Escola de Negócios mantém parceria com Universitat Autònoma de Barcelona – Campus D’Excelência Internacional (UAB) e West Virginia University nos EUA.

Além da distribuição da carga horária conforme a proposta de Conteúdo, a “Arquitetura” do MBA (terceiro pilar) determina que o aluno desenvolva, ao longo do curso, o Trabalho de Efetivação de Resultados (TER). O diferencial dessa proposta, segundo Furtado, é permitir ao aluno definir seus objetivos de estudo nos meses iniciais, conforme seus interesses ou necessidades profissionais. “O TER tem um viés muito pragmático, sem desconsiderar as questões acadêmicas”, avalia o coordenador. “O TER é o link com o mercado e com as empresas”, afirma.

Quarto e último pilar, a “Pedagogia” determina que o professor promova a interação através de aulas dinâmicas e ferramentas tecnológicas, de forma a realizar a difusão do conhecimento, o debate dirigido e exercícios práticos e vivenciais.

A Trevisan Escola de Negócios oferece MBA em suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Bonito – SP. Os cursos são Gestão Tributária, Contabilidade e Controladoria, Gestão e Marketing Esportivo, Riscos e Compliance, Gestão Educacional, Master em Governança Contábil, Executivo Gestão Empresarial, First MBA, Psicologia Positiva, Criatividade e Inovação, e Marketing, Mídia e Consumo Online. A Trevisan oferece ainda, em parceria com a Unisescon, cursos de especialização em Finanças e Gestão de Pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira