Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2012 - 09:16

Atividade na construção continua fraca

Pesquisa da CNI mostra que a utilização da capacidade operacional do setor ficou em 70% em outubro. Cenário desfavorável reduz o otimismo dos empresários.

Depois de cinco meses consecutivos de queda, o nível de atividade na indústria da construção ficou estável em outubro, em 50,1 pontos. A informação é da Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira, 26 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores da pesquisa variam de zero a cem. Acima de 50 indicam aumento da atividade.

Mesmo assim, o economista da CNI Danilo Garcia destaca que a estabilidade do indicador não aponta para a reativação do setor. Isso porque o nível de atividade em relação ao usual para outubro ficou em 47,4 pontos. Foi o sexto mês consecutivo em que indicador ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que confirma o desaquecimento da indústria da construção. Com a atividade no setor abaixo do usual, a utilização da capacidade operacional ficou em 70% em outubro.

O cenário desfavorável atingiu o otimismo dos empresários. A expectativa dos industriais para os próximos seis meses caiu de 57,4 pontos em outubro para 55,2 pontos em novembro, o menor nível desde dezembro de 2009, quando começou a pesquisa. O indicador de expectativas varia de zero a cem, sendo que valores acima de 50 indicam previsão positiva.

Garcia explica que a queda nas expectativas dos empresários é resultado da adequação das empresas a um novo cenário. "O empresário percebe que o crescimento na atividade acontecerá de forma mais lenta e gradual", diz o economista. Segundo ele, a retração do otimismo pode levar os empresários a readequar seus planos futuros de investimentos e de novos lançamentos.

Esta edição da Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 1º e 14 de novembro com 465 empresas da indústria da construção de todo o país, das quais 158 são pequenas, 193 são médias e 114 de grande porte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira