Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2012 - 07:58

TV Globo vence o 17º Prêmio Abrelpe de Reportagem


Com o projeto “SP + Limpa”, Bruna Uehara foi a ganhadora do Grand Prix e da categoria Televisão. Emanuel Alencar, de O Globo, e Karina Gomes, da Rádio CBN, foram os primeiros colocados nas categorias Impresso e Rádio.

A Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais anunciou no dia 26 de novembro (segunda-feira), os vencedores do 17º Prêmio Abrelpe de Reportagem, durante solenidade realizada no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. Bruna Uehara, da TV Globo, foi a ganhadora do Grand Prix e da categoria Televisão, e levou R$ 20 mil. Os primeiros colocados das outras duas categorias foram Emanuel Alencar, do jornal O Globo, e Karina Gomes, da Rádio CBN, ambos premiados com R$ 5 mil cada.

Coordenado por Bruna Uehara, o projeto SP+Limpa, da TV Globo, exibiu mais de 150 reportagens, entradas ao vivo e participações em estúdio para discutir a questão dos resíduos sólidos. Foram dois meses no ar, em todos os telejornais de São Paulo. Todos os dias, cada telejornal exibiu uma reportagem diferente sobre os problemas e as soluções para o lixo. A série mostrou também, com os correspondentes internacionais, exemplos do que está ocorrendo no mundo em relação ao tema.

Com o título “Desleixo insustentável”, a série de reportagens assinada por Emanuel Alencar e publicada no jornal O Globo, mostrou que a reciclagem no Rio de Janeiro é extremamente ineficiente. Das oito mil toneladas de lixo geradas por dia na cidade, apenas 3% é reaproveitada e retorna ao início da cadeia como matéria-prima. As reportagens expuseram também a situação delicada dos catadores diante dos fechamentos dos lixões e informou que eles, à diferença do que ocorre no exterior, são peças-chave na cadeia da reciclagem do Brasil. Por fim, pôs às claras a polêmica que envolve a implementação de um modelo europeu de reciclagem, como sugere a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na série “Alvarenga: soluções para um cemitério de lixo”, veiculada pela Rádio CBN de São Paulo, a repórter Karina Gomes denuncia o despejo irregular de entulho no lixão do Alvarenga, desativado em 2001. De acordo com relatos de moradores da região, ex-catadores recebiam dinheiro para dar cobertura a motoristas de caminhões clandestinos que despejavam diariamente resíduos de construção no local.

Os segundos e terceiros colocados foram, respectivamente, Iris Bastos, da Rádio Cultura FM de Belém, e Hebert Araujo, da Rádio Paraiba FM, na categoria Rádio; Happy Carvalho e André Trigueiro, ambos da TV Globo, na categoria Televisão; e Maristela Crispim, do Diário do Nordeste, de Fortaleza, e Bettina Barros, do Valor Econômico, na categoria Impresso.

“Os prazos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos estimularam os jornalistas a investigarem de que forma cada município ou região estava cuidando da questão do lixo, tendo em vista o cumprimento ao que foi disposto pela legislação. Isso permitiu que, no período de vigência desta edição do Prêmio Abrelpe, a imprensa publicasse trabalhos riquíssimos, contribuindo e muito para a conscientização sobre a correta gestão dos resíduos sólidos”, declara o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho, ao adiantar que o tema do 18º Prêmio Abrelpe de Reportagem será Novos Rumos para a Gestão de Resíduos no Brasil.

Patrocinado pela Planalto Indústria Mecânica, o 17º Prêmio Abrelpe de Reportagem contou com 128 trabalhos inscritos, publicados em veículos impressos e eletrônicos (rádio e TV) de todas as partes do País. A seleção dos finalistas ficou a cargo de uma comissão julgadora composta pelos jornalistas Heródoto Barbeiro, Celso Unzelte, Mônica Rugai, Igor Ribeiro e Kristina Michahelles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira