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30/11/2012 - 05:32

Avon e Vital Voices realizam encontro global inédito no Brasil para promover parcerias e soluções para o fim da violência contra a mulher

Líderes mundiais de defesa dos direitos humanos de várias partes do mundo reúnem-se pela primeira vez no Brasil para tratar do tema.Sheri McCoy, presidente mundial da Avon, encontra a ministra Eleonora Menicuci e oficializa apoio da empresa à campanha do governo Compromisso e Atitude.

Brasília - A Avon Foundation for Women, o Instituto Avon e a ONG Vital Voices Global Partnership (que tem Hillary Clinton como uma de suas fundadoras) realizam hoje o dia público do 2º Encontro da Parceria Global para o fim da Violência contra a Mulher (Global Partnership to End Violence Against Women), uma iniciativa inovadora para promover alianças internacionais e multi-disciplinares voltadas para a causa. O encontro acontece em meio às ações da campanha da ONU 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, e inclui dois dias de deliberações e painéis dos delegados do Global Partnership, além deste dia público. No total, o encontro reúne cerca de 100 líderes de mais de 30 países, de defensores dos direitos humanos a representantes de organizações da sociedade civil e dos governos. Esses líderes são dos mais variados perfis, como a ativista brasileira Maria da Penha Fernandes, que dá nome à principal lei de combate à violência doméstica no Brasil; o juiz do Supremo Tribunal jordaniano Mohammad Tarawneh; o ministro indiano de Assistência Social em Kerala MK Muneer e a líder russa de direitos humanos Anastasiya Ermolaeva. Os delegados participam de sessões de painéis interativos, grupos de trabalho e discussões de melhores práticas para partilhar soluções inovadoras, visando reduzir a violência contra as mulheres e planejar as prioridades e estratégias dos seus países. O objetivo é trocar experiências e abrir perspectivas na busca conjunta de soluções práticas e sustentáveis ??para o fim da violência contra as mulheres, especialmente no que se refere a violência doméstica, tráfico de pessoas e o abuso sexual.

O fórum de abertura deste dia público contou com a participação de Alyse Nelson, presidente e CEO da Vital Voices; Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; Sheri McCoy, presidente mundial e CEO da Avon; David Legher, presidente da Avon Brasil e de Luiza Brunet, Embaixadora do Instituto Avon. "Como empresa voltada para a mulher, a Avon tem o compromisso de desenvolver e apoiar soluções inovadoras que contribuam para o fim da epidemia de violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. Os delegados do Global Partnership sairão desse encontro com novas ideias colaborativas para continuar o trabalho de quebrar o ciclo de violência para as gerações futuras", disse a CEO da Avon Sheri McCoy. Ela também anunciou que a Avon Foundation premiará com US$ 100,000 as ideias mais inovadoras de projetos que surgirem durante as deliberações do encontro.

Empresa comprometida com a mulher - Este encontro de três dias é o mais recente resultado do programa Global Partnership to End Violence Against Women, criação colaborativa de profissionais multi-disciplinares de todo o mundo que lançaram, em 2010, a parceria inter-setorial entre Vital Voices Global Partnership, o Departamento de Estado dos Estados Unidos e a Avon Foundation for Women, patrocinadora do programa. Desde então, foram realizados alguns encontros globais. É a primeira vez que um deles acontece no Brasil – e o país foi escolhido pelo fato de contar, hoje, com um vigoroso movimento de combate à violência contra a mulher, uma das prioridades no conjunto de políticas públicas do governo federal.

O Instituto Avon, que coordena as ações sociais da Avon no Brasil, vem colaborando intensamente com este trabalho, por meio do apoio a projetos em todo o país e a disseminação de informação para as revendedoras de produtos Avon, além da realização de pesquisas, seminários e peças de comunicação voltadas para a população, como fotonovelas e radionovelas que tratam do respeito nos relacionamentos. Desde 2008, quando lançou a campanha Fale sem Medo, contra a violência doméstica, o Instituto Avon direcionou mais de R$ 3,7 milhões para ações relacionadas a essa causa, e promoveu intensa divulgação do Ligue 180 e da Lei Maria da Penha. “A Avon é uma companhia que se relaciona o tempo todo com mulheres, e nos deparamos com muitas que vivem este drama, muitas vezes silenciosamente, e que ao receberem informações sobre como sair do círculo de violência começam a refletir sobre a situação em que se encontram e buscam saídas”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. “A realização desse encontro no Brasil traz ainda mais energia para um movimento que só cresce, e envolve a cada dia mais parceiros”.

Reforçando o comprometimento com a causa e a importante parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a presidente mundial e CEO da Avon, Sheri McCoy e o presidente da Avon Brasil, David Legher, oficializaram, durante o evento de hoje, o apoio da empresa à campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – a lei é mais forte. Lançada em agosto pela SPM, a campanha busca a difusão, promoção e fortalecimento da Lei Maria da Penha e a responsabilização de agressores e assassinos de mulheres no país, envolvendo a sociedade no debate sobre a impunidade nos casos de violência contra a mulher. Com a adesão, a Avon passa a ser a primeira empresa privada a se comprometer publicamente com a campanha. “Os esforços para o enfrentamento da violência contra a mulher vêm se consolidando no Brasil e encontram um reforço no próprio fato de termos a primeira presidenta eleita”, reflete a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para a Mulheres da presidência da República (SPM-PR). “São instrumentos como a Lei Maria da Penha, conhecida por mais de 90% da população e tida internacionalmente como uma das mais avançadas; o Ligue 180, que acumula mais de 2,7 milhões de atendimentos e, recentemente, viabilizou o desbaratamento de uma quadrilha de exploração de mulheres na Espanha; e a rede de atendimento com delegacias especializadas, que ainda é insuficiente frente aos nossos mais de 5 500 municípios, mas tem plano e compromisso de expansão”.

Melhores práticas mundiais de prevenção e enfrentamento – Desde sua criação, o Global Partnership to End Violence against Women tem levado à transferência de conhecimento, soluções e programas de sucesso em todo o mundo. Para citar alguns exemplos, a parceria levou, na República Checa, à conclusão de um profundo estudo sobre os custos econômicos da violência doméstica com base em uma pesquisa similar realizada nos EUA; na Líbéria, uma parceria entre várias ongs está dando origem a um centro de cuidados para vítimas de agressão sexual, nos moldes dos Centros de Atenção Thuthuzela na África do Sul; delegados da Jordânia abriram um centro de serviços para vítimas da violência doméstica com base no modelo de centros dos Estados Unidos e do México. Além disso, o Global Partnership apoiou conferências regionais em Nova Deli (Índia), na Cidade do Cabo (África do Sul) e em Buenos Aires (Argentina), além de campanhas de proteção, um programa de orientação para mulheres líderes globais de direitos e subsídios para os projetos mais promissores dos delegados.

Investimento social da Avon-A Avon é líder global em investimento social voltado para causas que impactam diretamente a mulher. Até 2012, esse investimento, liderado pela Avon Foundation for Women, foi de mais de US$ 910 milhões em mais de 50 países, com foco especial nas pesquisas relacionadas a câncer de mama e ao acesso aos exames de detecção, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o Câncer de Mama), e os esforços para reduzir a violência doméstica e de gênero por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem medo – não à violência doméstica). Os mercados locais da empresa vendem produtos criados especialmente para arrecadar fundos para as causas, realizam centenas de eventos para disseminar informação e promover arrecadação, e fornecem informações que salvam vidas de mulheres, por meio de mais de seis milhões de revendedores de produtos Avon. [ www.avonfoundation.org].

Instituto Avon-Criado em 2003, a organização não governamental Instituto Avon coordena no Brasil as ações de investimento social da Avon relacionadas às campanhas promovidas globalmente pela empresa, com foco na saúde, realização, autonomia e desenvolvimento da mulher. No Brasil, esta organização já destinou mais de R$ 31,7 miilhões para 78 projetos e ações direcionadas ao apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e iniciativas para a ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, e para projetos voltados para a erradicação da violência contra a mulher, por meio da campanha Fale sem Medo – não à violência doméstica. Os recursos obtidos já foram destinados para diversas ações, entre elas a criação de quatro Centros de Detecção Precoce de Câncer de Mama em Barretos (SP), Jundiaí (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), e o apoio a projetos e pesquisas com foco na erradicação da violência doméstica e contribuição para a construção de uma cultura de paz. [ www.institutoavon.org.br].

Vital Voices Global Partnership é uma organização não-governamental líder que identifica, investe e traz visibilidade para mulheres extraordinárias de todo o mundo, desencadeando seu potencial de liderança para transformar vidas e acelerar a paz e a prosperidade em suas comunidades. Fundada pela Secretária de Estado dos EUA em 1997, a organização treina e mentora mulheres líderes como agentes de mudança transformadora no desenvolvimento econômico, na promoção dos direitos humanos e na participação política. A Vital Voices Global Leadership Network inclui mais de 12000 líderes representantes de 144 países que treinaram e orientaram mais 500 000 mulheres e meninas em suas comunidades. [www.vitalvoices.org].

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