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20/10/2007 - 09:23

POPAI Brasil celebra seus dez anos e traça novas perspectivas para o mercado varejista

Entidade promove festa para comemorar aniversário e premiar as melhores peças e displays produzidos por empresas brasileiras em 2007 com o “Oscar do Merchandising”.

O POPAI Brasil - The Global Association for Marketing at Retail promoverá uma festa para comemorar os dez anos da entidade no país junto com a entrega do Prêmio POPAI Brasil 2007 e do Prêmio Technical Contest 2007, em 25 de outubro. O evento acontecerá na Casa Petra, em São Paulo a partir das 19h e contará com a presença de importantes nomes do mercado publicitário.

Para concorrer ao Prêmio POPAI Brasil, considerado o Oscar do Merchandising, o POPAI recebeu neste ano 250 inscrições nas quais as peças foram julgadas e classificadas para a segunda fase do prêmio concorrendo nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

O Prêmio POPAI Brasil é um concurso reconhecido nacional e internacionalmente por reunir o que há de melhor em termos de criação e produção de merchandising no país. Para avaliar os melhores displays, o júri avaliou criatividade, design, praticidade, funcionalidade, eficácia na exposição da marca, os objetivos e resultados obtidos em relação ao briefing.

Neste ano, as peças e campanhas foram inscritas em 26 Categorias, entre elas, Store Design, Drug Store, Alimentos, Casa e Jardim, Cosméticos & Fragrâncias, Digital Signage, Bebidas Alcoólicas e Tabaco, Entretenimento e Higiene Pessoal. Todas as categorias são divididas nos sub-grupos Temporários, Semi-Permanente e Permanente, conforme o tempo de exposição da peça no ponto-de-venda.

Para o presidente do POPAI Brasil, Chan Wook Min, essa é uma das datas mais importantes tanto para a associação quanto para o mercado de marketing e merchandising no ponto-de-venda. “Além do Prêmio POPAI Brasil, que já está em sua nona edição, também vamos continuar a nossa missão de oferecer ao mercado informações sobre o comportamento do consumidor. Educar e treinar profissionais também é importante para fortalecer nosso segmento”, explica Min.

“O nosso maior objetivo é oferecer aos associados, indústria, varejo, agências e fornecedores de materiais de ponto-de-venda espaços para discussão, troca de experiência e conhecimento sobre assuntos ligados ao melhoramento de toda a cadeia”, afirma o presidente.

Segundo Min, todos os materiais direcionados ao PDV estão em constante evolução, melhorando e se adaptando para novas realidades e aplicabilidades. As tecnologias de displays de papelão, plásticos injetados, acrílicos com moldes estão com soluções inovadoras em formatos e cores para continuarem despertando a atenção e o desejo dos consumidores.

O executivo também aponta que a tecnologia de Digital Signage ou Sinalização Digital promete revolucionar o ambiente e as vendas no varejo. “Esse novo sistema de comunicação, com monitores de diversos tamanhos e formatos instalados em locais estratégicos, vai promover seus produtos, além de entreter e informar os consumidores”, justifica.

“No mercado europeu e norte-americano essa ferramenta é utilizada e já existem pesquisas que comprovam sua eficácia, só que nesses países o investimento no PDV é maior, o que gera profissionais qualificados e empresas comprometidas com o resultado e não uma relação job a job” comenta Min.

Durante todos esse anos de evolução no segmento de merchandising, o POPAI Brasil desenvolveu diversas pesquisas que nortearam o mercado, além de formar importantes parcerias e conquistar patrocínios com empresas renomadas, oferecendo ao mercado publicitário as ferramentas e informações necessárias para compreender as transformações que estão acontecendo no Brasil.

Principais dados obtidos nas pesquisas realizadas pelo POPAI Brasil: “Pesquisa Comportamento do Consumidor em Mercadinhos, Padarias e Lojas de Conveniência 2006”

Perfil de quem vai as compras - 73% dos consumidores das classes B e C freqüentam os Mercadinhos, 77% dessa mesma classe compram nas Padarias e 69% pertencem às classes A e B;

62% dos consumidores que freqüentam Mercadinhos são mulheres. Nas Padarias, 52% dos freqüentadores são homens casados e nas Lojas de Conveniência 70% do público é masculino; A principal razão de compra nos Mercadinhos é preço e atendimento; nas Padarias, atendimento e qualidade dos produtos e nas Lojas de Conveniência, fácil acesso e atendimento 24 horas.

Decisão de compra por impulso- 79% dos produtos adquiridos foram planejados e 21% foram impulsionados na hora da compra. Na média, entre produtos e marcas decididos no ponto-de-venda, o índice ficou em 42%.

· Em relação à marca decidida no ponto-de-venda nos Mercadinhos, 39% já é pré-decida pelo consumidor e 61% das marcas são decididas no PDV, sendo que desses 61%, 31% são marcas habituais e 30% marcas não habituais.

· Em relação à marca decidida no ponto-de-venda nas Padarias, 67% já é pré-decidida pelo consumidor e 33% das marcas são decididas no PDV, sendo que desses 33%, 16% são marcas habituais e 17% são marcas não habituais.

· Em relação à marca decidida no ponto-de-venda nas Lojas de Conveniência 79% já é pré-decida pelo consumidor e 21% são decididas no PDV, sendo que desses 21%, 10% são marcas habituais e 11% são marcas não habituais.

Dados gerais do setor: .Segundo dados da ACNielsen de 2004, o Brasil possui 900.000 pontos-de-venda entre bares, farmácias, mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, quitandas e empórios | . Se somarmos a outros PDV’s existentes devemos nos aproximar de um milhão deles, buscando a atenção de 155.500 milhões de habitantes | . A indústria de equipamentos e serviços para o varejo e merchandising movimenta atualmente mais de U$$ 1 bilhão por ano. Esse mercado da promoção divide hoje o bolo publicitário com a propaganda tradicional, ficando com 57% dos investimentos na Argentina e 50% no Brasil.

. Cerca de 8% da verba de marketing das empresas brasileiras já está sendo investida em merchandising;

. Já nos Estados Unidos, as corporações investem 25% do seu budget para ações em pontos-de-venda | “Pesquisa de comportamento de compra em Hiper e Supermercados em 2004”

Perfil de quem vai às compras - 77% dos entrevistados são mulheres, na faixa etária de 30/39 anos; Houve um incremento substancial da presença do homem na decisão de compra na ordem de 8%, se comparados aos dados obtidos em 1998, quando o POPAI realizou a primeira edição da pesquisa; Os solteiros estão mais presentes, 11% a mais do que em 1998.

Tempo de permanência nas lojas - No estudo realizado em 1988, 70% dos consumidores passaram por todos ou quase todos os corredores das lojas pesquisadas. Este índice agora foi de apenas 56%. Observou-se a declaração de passagem apenas nos corredores onde pretendiam comprar alguma coisa em 44% dos casos, contra 25% do estudo anterior. De 1h18min de permanência, passamos a apenas 48 minutos. E o tempo no caixa que era de 8min25s passou para 7min30s.

Intenção de gasto x gasto efetivo - Em 199, havia uma intenção de gasto em valores nominais de R$115,50 e um gasto efetivo de R$ 130,00, demonstrando uma variação a maior de 13%. Hoje, há uma variação entre o gasto planejado e o real de apenas 0,5%. A média obtida foi de R$ 81,50 versus um real de R$ 82,00. Nos supermercados, o gasto médio real foi de R$ 68,00 e nos hipermercados de R$ 109,00.

Decisão de compra por impulso - Em 1998 cerca de 85% de decisão de marca acontece no ponto-de-venda, já no segundo estudo realizado de 2004, as pesquisas apontaram que essa decisão ficou em 81%.

Perfil do POPAI Brasil - No Brasil desde 1997, o POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade do merchandising do ponto-de-venda no país para beneficiar os consumidores, gerar os melhores resultados para os clientes-indústria, comércio e empresas de serviços e preservar a ética do setor.

O POPAI Brasil é filiado ao POPAI - The Global Association for Marketing at Retail, principal entidade mundial do setor de merchandising. Com 70 anos de existência e presença em 25 países, anualmente, a entidade promove o Prêmio POPAI, considerado o Oscar do Merchandising. Sua versão brasileira, o Prêmio POPAI, foi criada em 1998 e, desde então, vem premiando o que há de melhor em material de merchandising, como displays e campanhas promocionais destinadas para pontos-de-venda.

Além dessa premiação, a entidade desenvolve ao longo do ano, em parceria com a APAS - Associação Paulista de Supermercados o Prêmio Expositor-APAS, onde são julgados os Melhores Estandes, a Melhor Ação Promocional e os Melhores Expositores durante a maior feira do setor supermercadista do país.

Em parceria com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, a entidade promove o Prêmio Expositor-Destaque ABAD onde são julgados Melhor Design, Melhor Animação e Melhor Exposição durante a principal feira do setor. Todas essas premiações são realizadas em eventos e feiras de grande expressão do mercado varejista. A cada ano aumenta o número de inscrições, o que traz para os participantes um desafio constante de aprimoramento e criatividade.

Entre todas as unidades da associação, o Brasil vem se destacando e é hoje o segundo maior POPAI do mundo, tanto em número de associados, quanto de premiações.

O POPAI também possui um Banco de Idéias para o depósito de projetos, design de displays e estandes, visando garantir a autenticidade destes em eventuais litígios entre empresas e profissionais associados. Este procedimento garante a possibilidade de discussão e conciliação em um foro privilegiado, evitando a necessidade de se levar o assunto à Justiça Comum.

O POPAI Brasil é a única associação que certifica os profissionais que atuam com merchandising em pontos-de-venda, nos graus “profissional”, “especialista” e “consultor”. Estes graus são obtidos através de pontuações que correspondem à freqüência em palestras, cursos, feiras nacionais e internacionais, publicação de artigos em revistas, atuação como professor, recebimento de prêmios, realização de palestras e de outras atividades pertinentes ao setor que comprovem envolvimento e interesse do indivíduo com o tema.

O site www.popaibrasil.com.br fornece uma série de novidades e informações técnicas sobre merchandising, além de dicas e resultados de pesquisas sobre a influência do material de merchandising no ponto-de-venda na decisão de compra. Um dos destaques do endereço é o Túnel do Tempo do Merchandising que proporciona ao internauta a possibilidade de viajar pela história da propaganda com imagens de peças, displays e dados sobre a evolução desse mercado.

No site também estão informações referentes às atividades desenvolvidas pelos Comitês de Agência, de Varejo, Indústria, de Fornecedores de Materiais de PDV e o Comitê Operacional que abrange as áreas de Pesquisa, Educação, Treinamento, Eventos, Gestão e Marketing, Desenvolvimento de Novos produtos, além do novo sub-comitê de Digital Signage que compõem a estrutura do POPAI Brasil, oferecendo aos associados palestras, workshops, cursos, caravanas, e estabelecendo normas e regras para regulamentar e melhorar o mercado do merchandising no ponto-de-venda.

Na página há, ainda, uma Banco de Talentos com currículos de profissionais capacitados para atuar em todos os segmentos de merchandising, incluindo designers, promotores, diretores de arte, criação e produção, entre outros cargos.

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