Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2012 - 05:42

O IFMA transforma a região de lille em polo europeu do plástico vegetal

Contando com sete pólos de competitividade certificados em 2005 e 2010, a região Norte da França, também chamada de "Lille Region", demonstra mais uma vez sua excelência na área de pesquisa. Dois novos institutos de pesquisa acabam de obter reconhecimento nacional na França, fazendo com que a região se posicione como líder nos setores de pesquisa sobre o mal de Alzheimer e de materiais com baixa emissão de carbono.

O Instituto Francês de Materiais de Origem Vegetal, instituto de pesquisa, valorização e formação em Química do Vegetal, foi certificado «Instituto de Excelência sobre Energias com Baixa Emissão de Carbono» pelo Governo francês. Contando com uma subvenção de 30,8 milhões de euros, ele atualmente permite posicionar « Lille Region » como o polo europeu do plástico vegetal.

O objetivo do IFMAS é desenvolver novas tecnologias a fim de criar materiais inovadores a partir de recursos vegetais locais, como os cereais e a batata. Integrando todos os profissionais da cadeia – do campo às tintas, revestimentos e plásticos vegetais – o IFMAS estudará especificamente a transformação das matérias-primas e a produção de plásticos vegetais, levando em conta a reciclagem e a gestão de novos produtos manufaturados ao término de sua vida útil.

O IFMAS insere-se em uma operação significativa a favor da Química do Vegetal e será a garantia de uma liderança industrial para a França com resultados socioeconômicos importantes para a agricultura, química, plasturgia e meio ambiente. Diversos mercados são visados: tintas, embalagens, construção, transportes, equipamentos elétricos e eletrônicos, médico-hospitalar. O IFMAS dará meios à França para posicionar-se como um dos líderes mundiais na área de produtos e materiais de origem vegetal ou animal com alto valor agregado, duráveis e que geram menos emissão de CO2. Ele prevê a criação de 5.000 novos postos de trabalho nos próximos dez anos.

O projeto IFMAS é mantido por dois pólos de competitividade franceses implantados na região: MAUD (Materiais e Aplicações para uma Utilização Durável) e TEAM² (Tecnologias do Meio Ambiente Aplicadas às Matérias e Materiais). O IFMAS reforçara a excelência regional na área de materiais de origem vegetal.

Voltado ao segmento de materiais, o pólo de competitividade MAUD concentra-se no desenvolvimento de novos produtos através do aprimoramento das funcionalidades dos materiais e integração do desenvolvimento sustentável. De maneira complementar, o pólo de competitividade TEAM² tem como objetivo revalorizar produtos, materiais em fim de vida útil e resíduos residenciais e industriais, transformando-os em matérias, materiais e produtos de «segunda vida» [www.nordfranceinvest.fr |Blog: www.ubifrance.com/br | www.ubifrance.fr].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira