Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2012 - 07:48

Tintas Coral inicia revitalização da Comunidade Santa Marta


Cerca de seis mil moradores terão a fachada de suas casas renovadas com o projeto Tudo de cor para você.

Rio de Janeiro – Em mais uma etapa do projeto socioambiental da Tintas Coral, Tudo de cor para você, a empresa está de volta à comunidade Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, para dar início à revitalização do morro com a participação de moradores, colaboradores e funcionários.

Em 2010, a companhia realizou um projeto piloto no local com a pintura da Praça do Cantão e, com o sucesso da experiência, nesta nova etapa o objetivo é que todas as moradias do morro tenham suas fachadas revitalizadas. Na época, 2.600 litros de tintas Coral foram utilizados para revitalizar 34 fachadas de imóveis, além da quadra da escola de samba local. Além disso, por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), moradores da comunidade se qualificaram no curso Pintor de Alvenaria.

A comunidade Santa Marta, que existe há 75 anos, possui uma vista privilegiada da capital fluminense e é um dos pontos mais simbólicos da cidade. Foi a primeira a receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e a ter wi-fi gratuito. Hoje é reconhecida como exemplo nas áreas social e cultural e comemora conquistas pioneiras entre comunidades como o Plano Inclinado (transporte sobre trilhos, conhecido como Bondinho) para melhorar a locomoção dos moradores. O local tem, atualmente, cerca de seis mil moradores e 637 edificações segundo levantamento técnico realizado pela Coral. Todas as casas que estão de acordo com os critérios do projeto terão suas fachadas revitalizadas.

“A comunidade Santa Marta foi escolhida pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral.

O espaço também receberá uma pintura especial em um muro no topo do morro. Ícones da história da comunidade serão retratados de forma artística em um desenho criado por um artista local, conhecido como Swell, que ficará como legado para os moradores e visitantes.

Segundo Jaap, a previsão é de que essa fase da revitalização da comunidade termine em até dois anos e conte com o engajamento de centenas de moradores da região. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, afirma o executivo.

Para o tenista e padrinho do projeto Guga Kuerten, que é padrinho também do Tudo de cor para Florianópolis, essa comunidade será um cartão postal para o mundo todo. “Em Florianópolis, podemos sentir na prática a alegria e a beleza que o projeto deixou para todos os moradores, e, com o Tudo de cor para o Rio de Janeiro, comunidade Santa Marta, os cariocas e todos os brasileiros ganharão um presente especial. Aqui já é, mas será mais ainda, um ponto turístico do Rio de Janeiro”.

Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do Tudo de cor no Santa Marta. Os moradores poderão escolher a cor preferida dentre as opções oferecidas e irão contar com a consultoria do arquiteto Jorge Abrantes, parceiro do projeto.

Além da revitalização do ambiente, os moradores também receberão cursos de capacitação na área de pintura em conjunto com o SENAI. “Queremos estimular que os próprios moradores pintem as suas casas e, por isso, fornecemos todo o suporte necessário – como equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, buscamos gerar emprego aos moradores”, complementa Jaap Kuiper.

Uma parceria entre a Tintas Coral e o Governo do Estado do Rio de Janeiro permitirá à Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP-RJ), pertencente ao Governo do Estado e responsável pelas obras de reurbanização da capital, cuidar da parte estrutural da operação do projeto, como o emboçamento das casas e a construção e colocação de andaimes.

Pintura das casas.:Para que uma casa seja pintada ela precisa estar dentro de alguns critérios, são eles: .Casas autorizadas pelo governo levando em consideração critérios de precariedade e segurança. Validação feita pela EMOP - Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado.

.Casas com superfícies adequadamente preparadas, evitando assim o desgaste da pintura.

. Engajamento dos moradores no momento da pintura.

A Coral fornece treinamento em pintura, ferramentas, equipamentos de segurança, supervisão/orientação durante todo o processo de pintura, além de toda a tinta necessária para a pintura das fachadas das casas.

Relação com a Comunidade -Para ajudar em todos os processos do projeto e, principalmente, estabelecer um diálogo constante com os moradores, foi inaugurado, em maio de 2012, um escritório da Coral dentro na comunidade. Nele podem ser feitos o cadastramento das casas, escolha das cores, acompanhamento das obras, entre outras atividades.

Outra ação importante alcançada foi a constituição de um Comitê da comunidade. Esse grupo é formado por representantes e líderes locais e visa ajudar a definir os rumos do projeto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário, as discussões mensais desse grupo mostram a maturidade alcançada pela comunidade e que está sendo resgatada pela Coral com o projeto.

Aquecer a economia local é outra forma de contribuir para aumentar a autoestima dos moradores. Sabendo disso, a Coral foca a contratação dos seus serviços para o Tudo de cor para você – Comunidade Santa Marta dentro da própria comunidade. Além de promover cursos e capacitações para todos os interessados.

Oficinas de artesanato-Com aulas práticas e rápidas, a Tintas Coral desenvolve oficinas de artesanato na comunidade Santa Marta que devem contribuir com o desenvolvimento profissional dos moradores da região.

Entre as atividades, adultos e crianças têm a oportunidade de aprender a reciclar o lixo e a reaproveitar os materiais, como garrafas PET, latas de tinta, caixas de leite, entre outros, que não são mais utilizados ou seriam descartados transformando-os em bolsas, carteiras, pufes e chaveiros, por exemplo. Aulas de pintura em tecido e receitas práticas com aproveitamento total dos alimentos também serão alguns dos temas que a comunidade terá à disposição.

As oficinas são promovidas pela Tintas Coral e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio) e têm o apoio do Instituto Pereira Passos / UPP Social.

Levantamento técnico do Morro Santa Marta -Para colocar a iniciativa em prática, a Tintas Coral definiu como primordial a realização de um levantamento técnico para diagnosticar a condição dos imóveis da comunidade. A metodologia aplicada levou em conta características particulares do espaço, como o desnível de terra e o histórico de ocupação do morro, que teve início na parte alta. Durante dois meses e meio, um escritório especializado em projetos de edificações e urbanismo contratado pela Coral disponibilizou nove agentes para percorrer o Santa Marta e detalhar informações sobre os imóveis, como acabamento das fachadas, esquadrias, números de pavimentos e cobertura.

Durante esse processo, a comunidade foi dividida em oito grandes áreas para facilitar a identificação dos imóveis. Os pesquisadores encontraram boa receptividade dos moradores que, em alguns casos, trocaram informações diretamente entre eles. Com o estudo e o início da pintura das casas, os resultados do diagnóstico vêm demarcando as ações de revitalização dos imóveis. Como parte do projeto, os moradores da comunidade, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, receberão um relatório com a conclusão do levantamento técnico.

Entre os dados coletados pelo diagnóstico Tudo de cor para o Rio de Janeiro – Santa Marta, alguns pontos se destacam: A comunidade conta com 637 edificações (cada edificação pode ter uma ou mais moradas); • Um terço das edificações, 34,07%, possui a fachada com emboço (reboco), portanto, já pode receber pintura; • 20,57% das edificações não têm revestimento nas fachadas. São imóveis com o tijolo aparente; • 45,37% das moradias possuem acabamento misto, como chapisco, emboço/reboco, tijolo aparente; • Os imóveis vão de dois a quatro pavimentos, sendo que a maioria possui apenas dois; • A área localizada entre as estações 3 e 4 do bondinho (Plano Inclinado), bem ao centro da comunidade, foi definida como Área Especial (AE), pois possui 54,41% das casas com emboço/reboco. Batizada de Mancha Inicial, a área é o marco zero do projeto, onde foram feitas as primeiras pinturas da nova etapa do Tudo de cor para você – comunidade Santa Marta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira