Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2012 - 08:29

Promon Engenharia apresenta inovadoras soluções em tecnologias e sistemas para engenharia no AUTEC 2012

Empresa será uma das patrocinadoras do Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação para Projetos e Empreendimentos Industriais e de Infraestrutura.

A Promon Engenharia, uma das principais empresas brasileiras de desenvolvimento de projetos, consultoria, integração e implementação de soluções de infraestrutura, participa do AUTEC 2012 – Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação para Projetos e Empreendimentos Industriais e de Infraestrutura, que acontece, pela primeira vez no Brasil, nos dias 4 e 5 de dezembro (terça e quarta-feira), no Rio de Janeiro.

Durante o evento, a Promon apresentará soluções de tecnologia e sistemas para atender situações complexas, que vão desde a prevenção de problemas na obra à integração eficiente de sistemas de automação e gerenciamento de projetos no modelo EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção).

Ferramenta em 4D prevê problemas na obra -Desenvolvido pela Promon, o inovador sistema em 4D permite a previsão de possíveis problemas na obra. Esse sistema será apresentado na sessão técnica “3D Consolidado para um 4D Efetivo”, por Fábio Montrezor, engenheiro e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da solução. Esse sistema simula no tempo o empreendimento representado na maquete em 3D, pois combina os dados exportados dessa maquete com a função de planejamento de atividades. “A quarta dimensão é o tempo, que, integrado aos elementos representadas na maquete em 3D, proporciona uma série de benefícios visando prever, ainda na fase de projeto, futuros problemas na fase de construção ”, explica Fábio.

O sistema permite prever exatamente como estará a obra em todas as suas fases e seus eventuais impactos, gerando informações essenciais do empreendimento ao cliente e à equipe envolvida no projeto. Como principais benefícios desse sistema, destacam-se as análises de cenários e de interferências e os relatórios gerenciais, com um controle mais efetivo e detalhado pela prévia simulação de todas as etapas da construção. “A grande vantagem para os clientes está nos ganhos de produtividade e eficiência e nos custos que poderiam ser evitados, por exemplo, pelo atraso na chegada de um equipamento, ou pelas horas paradas de um guindaste no canteiro, ou, ainda, pela falha na alocação de pessoas em um determinado momento do projeto”, finaliza Montrezor.

Mapa da excelência faz a integração de aplicativos-Outra eficiente e inovadora ferramenta para gerenciamento de projetos de engenharia será tema da palestra “Vantagens da criação/utilização de um Mapa de Integração de Aplicativos em projetos de engenharia industrial”, conduzida por Siddartha Nassif, engenheiro de Sistema de Engenharia da Promon. Trata-se do MIA - Mapa de Integração de Aplicativos, desenvolvido pela empresa, que oferece um diagnóstico da situação de integração tecnológica de seus sistemas e um panorama do que pode ser continuamente aperfeiçoado.

Criado há cerca de três anos, a ferramenta traz o mapeamento do conjunto de aplicativos em uso em cada um dos empreendimentos. Assim, é possível planejar o desenvolvimento das automações dos processos na empresa, a utilização dos sistemas nos diversos tipos de projetos (conceitual, básico, FEED, serviços profissionais, EPCM e EPC) e avaliar a real necessidade e vantagem da automação e integração entre sistemas e até a substituição de determinado sistema de engenharia. “Além de nos auxiliar no aumento de produtividade desejado, melhorar a consistência das informações no projeto de forma planejada e estratégica, pode-se calcular o impacto da substituição de um sistema por outro, auxiliando as equipes a se anteciparem ao que precisa ser feito”, comenta Siddartha.

Adaptável a projetos específicos, a ferramenta decorre da implantação do Aveva Net, portal que unifica múltiplos bancos de dados em uma plataforma e os integra a uma série de ferramentas de gestão de projetos. “Com isso, temos a garantia de maior consistência das informações de um projeto e, com o MIA, mais produtividade e qualidade do trabalho das equipes, favorecendo a integridade e validade dos dados que circulam por diferentes aplicativos, com mínimas possibilidades de erros”, afirma Nassif.

Rogério Pinto, gerente de engenharia e responsável pelo projeto, destaca, ainda, a importância do MIA no apoio ao fluxo de informações entre as disciplinas, uma vez que cada aplicativo é utilizado por uma ou mais disciplinas. “Olhando o MIA, você consegue entender alguns processos multidisciplinares da engenharia da Promon”, resume ele.

Outras participações-A Promon Engenharia ainda marcará sua presença com a participação de Francisco Ferraro Neto, diretor técnico de Engenharia, no painel “EPC - Desafios e Soluções de Tecnologia para Grandes Empreendimentos” e de Rogério Pinto, gerente de engenharia, como moderador da sessão “Gestão de Materiais, Construtibilidade e BIM”.

O AUTEC 2012 (http://www.autec2012.com.br/autec.php) é o primeiro congresso no Brasil que reunirá a comunidade de Projetos e Empreendimentos Industriais e de Infraestrutura para um amplo debate sobre como as tecnologias e inovações contribuem para os grandes desafios e demandas que as áreas de Óleo e Gás, Petroquímica, Naval, Papel e Celulose, Mineração e Siderurgia enfrentarão nos próximos anos.

4 a 5 de dezembro de 2012 (terça e quarta-feira), no Hotel Guanabara - Rio de Janeiro, RJ.

Promon Engenharia [www.promonengenharia.com.br] -Fundada em 1960, a Promon Engenharia, pertencente ao Grupo Promon, é uma empresa brasileira reconhecida por sua competência em engenharia, gerenciamento de empreendimentos e forte capacidade empreendedora. Sua atuação abrange prioritariamente projeto, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia. Entre eles, destacam-se mineração e metalurgia, energia elétrica, óleo & gás, indústrias de processo e química e petroquímica.

Em seus 52 anos de atividade, a Promon Engenharia desenvolveu um dos mais expressivos conjuntos de projetos já realizados por uma empresa nacional nas áreas de infraestrutura. Neste período, participou de iniciativas que trouxeram impactos diretos para o desenvolvimento do país, como a construção de refinarias de petróleo, unidades petroquímicas, terminais marítimos, usinas geradoras de energia e seus sistemas de transmissão, plantas siderúrgicas e de mineração, indústrias automotiva e aeronáutica, implantação de redes de telefonia, edificações comerciais, além de grandes projetos ferroviários, rodoviários e de transportes urbanos.

O destaque como “Empresa do Ano”, conquistado pelo Grupo Promon, na edição de 2011 do anuário “Melhores e Maiores” da revista Exame, a presença constante do Grupo nos rankings das melhores empresas para se trabalhar e das empresas-modelo em sustentabilidade empresarial, conquistas como o Prêmio “MAKE – Most Admired Knowledge Enterprises” e o “Top of Mind em Gerenciamento de Projetos” do PMI – Project Management Institute, além do recebimento do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade, em 2007, demonstram a solidez de suas práticas de gestão e o sucesso do modelo empresarial do Grupo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira