Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2012 - 08:56

Obter cidadania italiana pode levar dez anos – saiba como acelerar o processo


Segundo dados fornecidos pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, em 2011, cerca de 6 mil descendentes de italianos entraram com pedido de reconhecimento de sua dupla cidadania italiana, realizando o processo daqui do Brasil. A espera para quem decide realizar todo o procedimento sem ir para a Itália pode chegar a dez anos ou mais. Em 2012, o número se manteve.

Por outro lado, dados revelam que em 2012 o número de agendamentos realizados para a legalização de documentos brasileiros, com o intuito de apresentá-los diretamente na Itália, chegou a 1500, sendo que o tempo de espera para obtenção do desejado passaporte italiano não passa de seis meses, na maioria dos casos.

Muitos descendentes desistem de buscar a dupla cidadania, por considerarem o processo burocrático e muito demorado, mas saiba que é possível conquistar este direito de forma eficaz, evitando as longas filas de espera dos consulados no Brasil. Saiba como: .Documentação - O primeiro passo é verificar se há a possibilidade de ter em mãos toda a documentação familiar necessária. Comece a procurar pelas certidões de casamento e óbito do italiano imigrado para o Brasil, depois adicione a esses documentos as certidões de nascimento, casamento e óbito em linha reta de seus parentes, até chegar em você.

.Evitando filas - Para que o processo seja rápido e eficaz, o mais recomendado é preparar as malas e seguir viagem para a Itália. Seguramente, a consultoria de um escritório especializado neste trabalho te fará economizar tempo e possíveis dores de cabeça.

Para que você se situe melhor em cada parte do processo acompanhe as explicações a seguir: .Quem pode ser um cidadão italiano e consequentemente europeu? - Existem duas possibilidades de se obter o direito a cidadania italiana: transmitido por sangue e pelo casamento. No primeiro caso, todos os descendentes de italianos em linha sempre paterna, sem limite de geração, poderão reconhecer a sua dupla cidadania. No caso de a descendência passar por linha materna, será necessário fazer a seguinte análise: mulheres nascidas em solo italiano ou que sejam descendentes transmitem o direito à cidadania italiana aos filhos, se estes nasceram após 01/01/1948.

. Mulheres casadas com italianos antes de 27 de abril de 1983 possuem o direito automático à cidadania italiana. Porém, para os casamentos realizados posteriormente a essa data o direito a cidadania não é mais transmitido dessa forma, será necessário naturalizar-se depois de dois ou três anos de casamento.

. Conheça os procedimentos necessários - A busca pela certidão do antepassado nascido na Itália é um dos procedimentos para o qual é aconselhável a contratação de um bom serviço de assessoria. Entre em contato com o nosso escritório para providenciar a organização de toda a documentação exigida. http://www.cidadaniaitalianaassistencia.com.

Após essa etapa estar concluída é necessário reconhecer a autenticidade das firmas de todos os documentos, inclusive a Certidão Negativa de Naturalização do italiano, que poderá ser obtida por meio do portal online do Ministério da Justiça do Brasil. Todo esse apanhado de documentos deverá ser enviado para o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do seu Estado de residência, onde os documentos receberão os primeiros carimbos oficiais. A última etapa antes de embarcar para a Itália e realizar o seu processo diretamente em uma comune italiana é legalizar a documentação em um dos consulados ou embaixadas italianas no Brasil. Atualmente para obter essa legalização é necessário agendar visita, por meio do site do consulado correspondente a sua residência.

. Realizar o processo por conta própria x contratar um especialista no assunto -As vantagens em contratar um serviço especializado e comprometido são praticamente óbvias neste caso. Isso porque estamos nos referindo a um procedimento burocrático. Ir para a Itália com o respaldo de um escritório que te ofereça segurança e eficácia torna tudo mais confortável. Cada comune italiana pode exigir ou não determinados documentos, e a espera quando se faz tudo por conta própria pode aumentar demasiadamente por conta de possíveis impasses e a dificuldade na comunicação para quem não fala o italiano fluentemente. Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas agora mesmo, essa consulta é gratuita.

. Quais as vantagens em possuir o passaporto rosso - Passagem livre em qualquer país que faça parte da comunidade européia, incluindo os direitos a moradia, estudos e trabalho. A possibilidade de entrar em países como Estados Unidos e Japão aumenta. Além disso, também pode representar uma vantagem em seu currículo. A possibilidade de transmitir esse direito aos filhos é também um benefício inestimável.

. Por: Marco Pascarella, formado em Direito pela Universidade Alma Mater Studiorum de Bologna, mestrado em Direito Internacional pela Universidade Loyola Law School de Los Angeles (EUA). Experiência profissional com Studio Legale FGA de Bologna desde 2005, além de ter colaborado em diversos escritórios de advocacia no Brasil e na Itália. Fala italiano, inglês, português e espanhol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira