Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2012 - 08:55

Cedae inaugura sede na Cidade Nova


Prédio tem tecnologia “verde” e painéis criados pelo artista Romero Britto.

A Cedae inaugurou no dia 05 de dezembro (quarta-feira), sua nova sede administrativa, localizada na Avenida Presidente Vargas, 2655, Cidade Nova. Construído em terreno da própria companhia, o edifício tem nove andares, 20 mil metros quadrados de área construída e abriga cerca de 1.400 funcionários, anteriormente divididos entre 12 imóveis. A decisão de concentrar em um único prédio a estrutura administrativa da empresa vai garantir a redução de custos e maior agilidade na gestão.

A inauguração desta bela sede é mais um passo na recuperação da empresa, que está revertendo décadas de abandono e que já cresceu muito, mas sabendo que há um longo caminho a percorrer. Estamos criando uma empresa moderna, com uma gestão profissional - afirmou o governador Sérgio Cabral, acrescentando que a companhia focará nos próximos anos o aumento da oferta de água em todo o estado.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, a homenagem a Paulo de Frontin, cuja estátua criada pelo artista José Carlos Liboredo ficará exposta na entrada do edifício, surgiu a partir da comemoração dos 120 anos do episódio conhecido como “a água em seis dias”, protagonizado pelo engenheiro. Na ocasião, com apenas 29 anos, Frontin ficou famoso pelo seu êxito em conseguir levar água em apenas seis dias à então capital do Império, castigada pela seca e pela febre amarela no ano de 1889.

- Essa nova sede é um presente para a cidade do Rio de Janeiro e marca o momento de recuperação da empresa. Temos em andamento o maior projeto de saneamento da história do estado. Já dobramos em seis anos a quantidade de esgoto tratado no Rio de Janeiro e vamos sextuplicar até 2016 - frisou o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão.

Ainda de acordo com Victer, todas as instalações do prédio foram adaptadas para o acesso a cadeirantes e portadores de necessidades especiais, que, inclusive, têm banheiros adaptados em todos os andares.

- A Cedae não é uma empresa, é uma grande secretaria do governo porque presta um serviço absolutamente essencial, sem o qual as pessoas não podem viver. O que foi feito nesta empresa até agora é extraordinário e este prédio simboliza isso. Os desafios são grandes e é o que nos anima. Nosso objetivo é seguir a orientação do governador e levar esta empresa a ser autossuficiente – destacou o secretário-chefe da Casa Civil e presidente do Conselho Administrativo da Cedae, Régis Fichtner.

A nova estrutura vai sediar também a nova Ouvidoria da companhia e conta com um Anfiteatro com capacidade para mais de 200 pessoas batizado com o nome do vice-governador do antigo estado da Guanabara na gestão de Carlos Lacerda, Raphael de Almeida Magalhães. A nova sede também dispõe de três auditórios, Centro de Memória, Centro de Processamento de Dados (CPD) com tecnologia de ponta, consultório médico para funcionários, bicicletário, 60 salas de reunião, monitoramento com câmeras 24 horas, estacionamento para 103 carros de serviço e o Centro de Controle Operacional de toda a região Metropolitana do Rio de Janeiro (CCO-Rio).

- Vale destacar que o novo CCO-Rio, situado na sede Nova CEDAE, possui 70 estações remotas que monitoram em tempo real 200 pontos de pressão, 190 pontos de vazão, 45 níveis de reservatórios, 106 status de grupos de bombas, mais de 600 pontos digitais, além de ser capaz de controlar remotamente a abertura e fechamento de válvulas, podendo ainda ativar ou desativar, também de forma remota, grupos de bombas, já para as Olimpíadas de 2016 – afirmou Victer.

O novo Centro de Controle, considerado um dos mais modernos centros de controles operacionais em atividade no mundo, além de supervisionar e controlar a operação de todo o sistema de adução do Grande Rio, é capaz de visualizar os CCOs da ETA Guandu, do Sistema Imunana-Laranjal e de Esgotos da Zona Sul. Ele funciona 24 horas e conta com uma “sala de crise” destinada a reuniões para decisões rápidas com os dirigentes.

O edifício também é equipado com tecnologia “verde” que inclui o reuso de água para atividades que não exigem o consumo de água 100% limpa, como nos sanitários ou no cultivo de jardins. Ao todo, serão armazenados 88 mil litros de água para reuso, divididos em dois reservatórios localizados na cobertura - o suficiente para suprir a demanda de uma semana.

Outra tecnologia que vai reduzir o impacto ambiental da nova sede é a instalação de sistema de monitoramento predial que inclui um centro de controle programado para manter ou reduzir automaticamente a iluminação em cada setor do prédio de acordo com o horário.

A obra foi financiada por meio de Fundo de Investimento Imobiliário administrado pela Caixa Econômica Federal que reuniu mais de 400 cotistas.

Além do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, do presidente Wagner Victer e do secretário da Casa Civil Régis Fichtner, participaram da cerimônia o prefeito Eduardo Paes; o secretário de Esportes, Júlio Lopes; o Padre Omar, a Procuradora-geral do estado, Lúcia Léa; o subprocurador do estado Leonardo Espíndola; o secretário-chefe da Casa Civil do Rio, Pedro Paulo; o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório; a presidente da Comlurb, Ângela Fontes; e o artista plástico Romero Britto, que doou à companhia o painel de quase 400 metros – o maior do mundo – composto por dois cenários, “Rio de Janeiro” e “Um Dia Perfeito”, que ficará exposto na parede lateral externa do prédio voltada para a Avenida Presidente Vargas. [www.cedae.com.br ] ou clique no banner lincado no Canal Fator Público do Portal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira