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06/12/2012 - 09:13

Grupo Aliança comemora ano de excelentes resultados

O Grupo Aliança promoveu no dia 5 de dezembro (quarta-feira), um grande evento de confraternização para comemorar o final de um ano que ficará marcado por resultados animadores para as corretoras de seguros que integram o grupo.

Segundo o presidente do Grupo, Sérgio Marinatto, o encontro contou com a as presenças de executivos das corretoras do grupo (Marinattos, Rio Brokers, Lord’s, JM, David Cardoso, Infinite e Prudente), representantes de várias seguradoras e cerca de 200 funcionários dessas corretoras. “Houve sorteio de brindes para os funcionários das corretoras. Teremos ainda várias gincanas, DJ e o encerramento com escola de samba”, adianta o executivo.

Motivos não faltam para comemorar 2012, embora inicialmente tenha sido necessário, diante da ligeira retração na economia e consequente queda nos negócios, investir mais nos seguros de varejos com o objetivo de alcançar as metas iniciais, além da aquisição de novas carteiras por algumas corretoras do grupo.

A estratégia deu certo e o resultado final foi extremamente positivo, se comparado a 2011. “Tivemos um crescimento acumulado de 30%, o que foi motivo de muito orgulho para todos os sócios da Aliança. As previsões indicam um fechamento neste ano próximo de R$ 230 milhões em prêmios. Esperamos que em 2013 possamos crescer novamente acima da média do mercado”, assinala Marinatto.

Ele acrescenta que as carteiras de automóveis e de benefícios foram as que apresentaram melhores resultados. Nesse contexto, uma “grata surpresa” foi o crescimento no segmento de seguro residencial, com um salto superior a 37%. Bons desempenho foi apurado ainda nas carteiras de responsabilidade civil e de cascos.

Sérgio Marinatto comenta ainda que, com a perspectiva de retomada do crescimento da economia brasileira para 2013 e a proximidade da Copa do Mundo de 2014, é possível esperar boas notícias vindas dos ramos empresariais, riscos de engenharia e responsabilidade civil. “Esses podem ser os principais segmentos para o próximo ano. As carteiras de vida em grupo e saúde devem crescer acompanhando esse movimento”, assinala.

Quanto à possibilidade de a Aliança se movimentar em busca de novas aquisições, ele diz que não é recomendável adiantar muitas informações “por uma questão de sigilo empresarial”. Porém, o executivo anunciou que haverá “boas novidades”. Ele acredita, inclusive, que o crescimento do Grupo será bem significativo para os próximos anos, seja por novas aquisições ou pela entrada de novos sócios.

Mesmo assim, Marinatto admite que nem tudo são flores no cenário do mercado de seguros. Dois pontos que preocupam são a queda do resultado financeiro em consequência da redução das taxas de juros e o fim de receita extra gerada pela cobrança do custo de emissão de apólices, a partir de janeiro. “As receitas financeiras sempre fizeram parte da composição de faturamento das seguradoras. Essas mudanças irão influenciar significativamente o mercado, atingindo tanto as seguradoras como os corretores e os clientes. Quanto ao nosso relacionamento com as seguradoras, acredito que não teremos mudanças mais profundas, pois sempre trabalhamos voltados para rentabilidade da operação junto aos nossos parceiros, o que contribui significativamente para manutenção de nossos acordos”, assegura.

Nesse contexto, será preciso agir rápido para não perder espaços no mercado. O Grupo Aliança, por exemplo, já planeja, para 2013, investir forte para estar cada vez mais próximo dos clientes através das mídias sociais, promovendo maior interação e prestação de serviços a eles.

Aliás, os investimentos na área de TI já foram expressivos em 2012, até pela decisão do Grupo de unificar os seus sistemas gerencias, para obter uma análise global mais ágil e precisa. O Grupo encerra 2012 comemorando o sucesso da parceria com corretores do interior de São Paulo, que completa dois anos com excelentes resultados. “Estamos projetando para 2013 ampliar esse modelo para outros estados. Inclusive já temos alguns casos em negociação”, revela o presidente.

Dessa forma, o grupo estará preparado para enfrentar a forte concorrência de grupos estrangeiros, questão vista por Marinatto como “extremamente positiva”, pois obriga a Aliança a cada vez mais se especializar no conhecimento dos produtos e principalmente nas necessidades dos clientes. “Temos também a vantagem de possuirmos em nossa estrutura profissionais altamente qualificados”, destaca o executivo.

Com relação às vendas on line e à oferta de ferramentais tais como a cotação via internet, Sérgio Marinatto afirma que esse tema tem sido motivo de várias reuniões do grupo. A estratégia é acompanhar a evolução do mercado nesse sentido e buscar algumas ferramentas no decorrer de 2013. |Vania Absalão/VTN

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