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07/12/2012 - 07:32

Agência de publicidade inaugura escritório no Santa Marta


Rio de Janeiro - A agência de publicidade NBS inaugurou uma unidade de negócios sociais dentro da comunidade Santa Marta, em Botafogo (RJ). No local vai funcionar o projeto rio+rio, que foi criado pela agência com o objetivo de fomentar novos negócios e promover ações que contribuam para o desenvolvimento das comunidades pacificadas. Seguindo o modelo do economista Muhammad Yunus, laureado Nobel da Paz e conhecido como banqueiro dos pobres, o projeto rio+rio será gerido como um negócio social, reinvestindo no próprio projeto todo o lucro obtido em contratos com as grandes empresas. A presença da agência no Santa Marta foi muito bem recebida pelos moradores da comunidade durante a festa de inauguração, que aconteceu no fim da tarde de ontem. As principais lideranças estavam presentes para conhecer o novo escritório e aprender um pouco mais sobre o projeto que chega ao morro. E parece que eles gostaram do que ouviram.

- Eles estão chegando para somar e isso é muito importante para os moradores do Santa Marta. Nunca imaginei que uma agência de publicidade do tamanho da NBS poderia abrir um escritório aqui na nossa favela. E isso está acontecendo hoje – comemorou Gilson Fumaça, morador da comunidade e que trabalhou na festa levando os convidados até o escritório.

O escritório da NBS está funcionando dentro da comunidade, na altura da segunda estação do Plano Inclinado, no primeiro andar de um prédio, que tem três pavimentos. E quem está cuidando do espaço com muito carinho é uma moradora do próprio Santa Marta. Maria Selma Guimarães, de 38 anos, está trabalhando como auxiliar de serviços gerais, mas também será a responsável por receber as pessoas e explicar o projeto quando a equipe do projeto rio+rio estiver em campo. A oportunidade de trabalhar ‘em casa’ foi o que conquistou Selma, como ela é conhecida na comunidade.

- É um grande orgulho para mim poder participar de um projeto pioneiro como este. Eu tinha um sonho antigo de trabalhar dentro da minha comunidade e isso está acontecendo agora. Espero que todos os moradores tenham a sorte que eu tive.

O projeto rio+rio vai funcionar no Santa Marta, mas planeja atuar em todas as outras comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da mesma forma. A criação dessa unidade de negócios é resultado de uma pesquisa realizada pela agência NBS para avaliar a expectativa dos cariocas em relação à realização dos grandes eventos esportivos que estão por vir, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Foi quando a agência descobriu que o carioca só falava sobre a pacificação das comunidades. Com o surpreendente resultado dessa pesquisa, funcionários da NBS passaram os últimos 18 meses visitando as comunidades e conversando com pessoas importantes para o processo e para a cidade como um todo.

- Nessa imersão descobrimos qual era a nossa missão. Não vamos fazer assistencialismo. Estamos aqui para realizar negócios. Os projetos precisam promover alguma transformação significativa para as comunidades e trazer resultado para as marcas. Precisa ser ganha-ganha. Não podemos mais olhar para os moradores de comunidade como pobres coitados. É preciso olhar para eles, sim, como consumidores e merecedores de todo o cuidado, atenção e repeito – explica André Lima, sócio e diretor de criação da agência NBS.

Presente ao evento de inauguração da NBS Santa Marta, a gerente de projetos do programa Riosolidário, Rita Paes, ressaltou que os moradores do Santa Marta e de outras comunidades vivem uma nova realidade.

É um processo de integração da comunidade com o asfalto e vice-versa. Hoje as comunidades voltam a acreditar na sociedade. A sociedade também volta a ter certeza de que quem mora na comunidade são pessoas de valores e bem capacitadas. Uma iniciativa como esta da NBS deve servir como incentivo para outras grandes empresas. Hoje os moradores aqui vivem outra realidade – explicou Rita, que esteve no local acompanhada do filho, de apenas três anos.

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